Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 22/04/2014 | 16h00

PSA: 1,5 milhão de motores produzidos em Porto Real

Planta carioca é capaz de fabricar 280 mil propulsores por ano com 400 funcionários

REDAÇÃO AB

A PSA Peugeot Citroën alcançou na terça-feira, 22, a marca de 1,5 milhão de motores produzidos em sua fábrica de Porto Real (RJ) . A planta foi inaugurada em 2002 com capacidade para 50 mil motores por ano. Hoje, pode produzir anualmente 280 mil unidades com os seus 400 funcionários, divididos em dois turnos de trabalho.

O número histórico é comemorado pela PSA com a montagem do EC5 1.6, motor que equipa os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso, além dos Peugeot 208 e 308. Segundo a PSA, este propulsor foi o primeiro a ser produzido em larga escala com o sistema Flex Start, da Bosch, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina em veículos flexfuel.

Além do EC5 1.6, a planta de motores de Porto Real produz os modelos TU3 1.4, TU4 1.5 e TU5 1.6. Juntas, as quatro famílias de propulsores têm 700 blocos produzidos por dia. Somente em 2013, foram feitos por lá 190.439 motores para os carros da Peugeot e da Citroën.

Segundo Eduardo Chaves, diretor industrial da fábrica de motores, a maior ampliação pela qual a planta passou foi em 2009, quando ganhou a unidade de usinagem, que produz blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio para motores de 1.6.

“Chegar a 1 milhão e meio de motores é uma marca notável para a produção da fábrica e diz muito sobre nossa presença no mercado brasileiro e latino-americano. Estamos totalmente focados em atender às necessidades de nossos clientes locais, e vamos continuar prezando pela inovação tecnológica combinada a um desenvolvimento sustentável. O Brasil é, definitivamente, uma peça chave para o contínuo projeto de internacionalização do Grupo PSA”, declarou em nota Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën para Brasil e América Latina.

A fábrica de Porto Real produz os Peugeot 208, 207, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso.



Tags: PSA, Peugeot, Citroën, motores, Porto Real, Rio de Janeiro, fábrica, Bosch.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência