JAC J3 passa a contar com motor flex
Novo 1.5 bicombustível com até 127 cv equipa tanto hatch como sedã
MÁRIO CURCIO, AB
A JAC Motors começa a vender as versões Sport dos modelos J3 e J3 Turin. As duas utilizam o motor 1.5 Jet Flex, que produz até 127 cv de potência quando abastecido com etanol. O hatch tem preço sugerido de R$ 39.990 e o sedã, R$ 41.690. Segundo o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, as versões a 1.4 a gasolina, com 108 cv, permanecerão em linha.
“Elas são mais baratas e acreditamos que os novos flex responderão por metade das vendas”, diz Habib. Os carros 1.4 custam R$ 2 mil a menos que seus equivalentes bicombustíveis, mas ainda assim parece pouco provável o convívio no showroom desses dois motores nos mesmos carros.
Assim, o próprio mercado porá fim nas versões que só queimam o derivado de petróleo. Outros JAC passarão a usar motores flexíveis em cerca de três meses. Esse é o caso do compacto J2 e da minivan J6.
Os novos J3 utilizam sistema de injeção produzido pela Delphi que elimina o reservatório de partida a frio. O aquecimento do combustível ocorre dentro dos bicos injetores quando necessário. “O desenvolvimento do sistema exigiu empenho de equipes da Delphi no Brasil, na China e Estados Unidos”, afirma Sérgio Habib. Entre as mudanças em relação ao motor a gasolina há pistões, bronzinas, abraçadeiras e rolamentos com tratamento anticorrosivo e nova flauta do sistema de injeção.
DETALHES DOS NOVOS 1.5

Motor 1.5 produz até 127 cv e usa sistema Delphi que dispensa tanquinho de gasolina para partida a frio. Quadro de instrumentos tem iluminação vermelha nos J3 S. Costuras dessa mesma cor aplicadas no volante, câmbio e bancos transmitem capricho. Pedaleira de alumínio faz parte do pacote esportivo.
A linha J3 S 1.5 Jet Flex recebeu alguns detalhes que a diferenciam da linha lançada em junho de 2013. As rodas têm desenho exclusivo e as laterais podem receber novas faixas decorativas. O quadro de instrumentos tem iluminação vermelha. A costura do volante, dos bancos e da coifa do câmbio tem essa mesma cor e passa uma boa impressão, de capricho no acabamento. As soleiras e pedais de alumínio reforçam essa ideia.
Os J3 e J3 Turin continuam vindo completos da China: ar-condicionado, direção hidráulica, rádio toca-CDs/MP3, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, faróis auxiliares, luz traseira de neblina, faróis principais com ajuste elétrico, volante com controles de áudio e regulagem de altura, desembaçador no vidro traseiro (mais limpador no hatch) e sensor de estacionamento.
COMO ANDA O NOVO J3
Automotive Business dirigiu por cerca de 80 quilômetros um J3 Turin equipado com o novo motor 1.5 S Jet Flex. O carro melhorou bem com essa nova opção, mas ainda se sente falta de força em rotações baixas, o que obriga o motorista muitas vezes a reduzir não uma, mas duas marchas. E em trânsito pesado, a unidade avaliada ficou com a marcha lenta irregular.
Segundo a JAC, os carros aceleram de zero a 100 km/h em menos de dez segundos e chegam a quase 200 km/h.
As suspensões são mais macias que o ideal para esse novo motor e deixam a carroceria se inclinar demais em curvas. No acabamento interno, o resultado das modificações feitas no meio do ano passado foi positivo.
E o quadro de instrumentos com iluminação vermelha das novas versões 1.5 combinou bem com o J3.
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