Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 07/04/2014 | 18h40

JAC J3 passa a contar com motor flex

Novo 1.5 bicombustível com até 127 cv equipa tanto hatch como sedã

MÁRIO CURCIO, AB

A JAC Motors começa a vender as versões Sport dos modelos J3 e J3 Turin. As duas utilizam o motor 1.5 Jet Flex, que produz até 127 cv de potência quando abastecido com etanol. O hatch tem preço sugerido de R$ 39.990 e o sedã, R$ 41.690. Segundo o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, as versões a 1.4 a gasolina, com 108 cv, permanecerão em linha.

“Elas são mais baratas e acreditamos que os novos flex responderão por metade das vendas”, diz Habib. Os carros 1.4 custam R$ 2 mil a menos que seus equivalentes bicombustíveis, mas ainda assim parece pouco provável o convívio no showroom desses dois motores nos mesmos carros.

Assim, o próprio mercado porá fim nas versões que só queimam o derivado de petróleo. Outros JAC passarão a usar motores flexíveis em cerca de três meses. Esse é o caso do compacto J2 e da minivan J6.

Os novos J3 utilizam sistema de injeção produzido pela Delphi que elimina o reservatório de partida a frio. O aquecimento do combustível ocorre dentro dos bicos injetores quando necessário. “O desenvolvimento do sistema exigiu empenho de equipes da Delphi no Brasil, na China e Estados Unidos”, afirma Sérgio Habib. Entre as mudanças em relação ao motor a gasolina há pistões, bronzinas, abraçadeiras e rolamentos com tratamento anticorrosivo e nova flauta do sistema de injeção.

DETALHES DOS NOVOS 1.5
JAC
Motor 1.5 produz até 127 cv e usa sistema Delphi que dispensa tanquinho de gasolina para partida a frio. Quadro de instrumentos tem iluminação vermelha nos J3 S. Costuras dessa mesma cor aplicadas no volante, câmbio e bancos transmitem capricho. Pedaleira de alumínio faz parte do pacote esportivo.

A linha J3 S 1.5 Jet Flex recebeu alguns detalhes que a diferenciam da linha lançada em junho de 2013. As rodas têm desenho exclusivo e as laterais podem receber novas faixas decorativas. O quadro de instrumentos tem iluminação vermelha. A costura do volante, dos bancos e da coifa do câmbio tem essa mesma cor e passa uma boa impressão, de capricho no acabamento. As soleiras e pedais de alumínio reforçam essa ideia.

Os J3 e J3 Turin continuam vindo completos da China: ar-condicionado, direção hidráulica, rádio toca-CDs/MP3, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, faróis auxiliares, luz traseira de neblina, faróis principais com ajuste elétrico, volante com controles de áudio e regulagem de altura, desembaçador no vidro traseiro (mais limpador no hatch) e sensor de estacionamento.

COMO ANDA O NOVO J3

Automotive Business dirigiu por cerca de 80 quilômetros um J3 Turin equipado com o novo motor 1.5 S Jet Flex. O carro melhorou bem com essa nova opção, mas ainda se sente falta de força em rotações baixas, o que obriga o motorista muitas vezes a reduzir não uma, mas duas marchas. E em trânsito pesado, a unidade avaliada ficou com a marcha lenta irregular.

Segundo a JAC, os carros aceleram de zero a 100 km/h em menos de dez segundos e chegam a quase 200 km/h. As suspensões são mais macias que o ideal para esse novo motor e deixam a carroceria se inclinar demais em curvas. No acabamento interno, o resultado das modificações feitas no meio do ano passado foi positivo.

E o quadro de instrumentos com iluminação vermelha das novas versões 1.5 combinou bem com o J3.



Tags: JAC, J3, J3 Turin, Jet Flex, Sérgio Habib, Delphi, J2, J6, pistões, bronzinas, abraçadeiras, rolamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência