Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 04/04/2014 | 20h25

Grupo Tuzzi inaugura centro para testes de pesados e tratores

Localizado em São Joaquim da Barra (SP), começa a atender montadoras este mês

REDAÇÃO AB

O Grupo Tuzzi, que fornece componentes forjados, laminados a quente, sistemas de acoplamento e de tração para tratores, e peças para sistemas de direção e suspensão de veículos pesados, inaugura centro tecnológico em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo.

Seu primeiro laboratório, já em operação, conta com equipamento com característica modular multiaxial para testes de fadiga, que promete simular condições reais de trabalho e esforços de um trator em campo ou de um veículo automotivo pesado.

Segundo César Bonacini, gerente comercial da Tuzzi, um dos objetivos do centro, que emprega dez empregados atualmente, é dar suporte às fabricantes no desenvolvimento e validação de novos projetos, substituindo, em alguns casos, os testes realizados em campo. “Já estamos negociando com algumas montadoras. Uma deles iniciará os estudos e testes em nosso CT ainda neste mês de abril.”

Bonacini aponta que o centro tecnológico irá proporcionar redução de custos, ganho de tempo e, sobretudo, aumento na segurança dos componentes e equipamentos produzidos por fabricantes agrícolas, automotivos e ferroviários.

O executivo conta que os testes podem ser realizados em bancadas especiais ou montados no próprio veículo. Será possível realizar uma ampla gama de testes estruturais, de durabilidade e ensaios com cargas cíclicas, testes em feixes de molas, ensaios mecânicos, além de análises químicas de materiais.

Para o setor agrícola, além das avaliações estruturais em tratores, pulverizadores, colheitadeiras e implementos, também será possível a realização de avaliações nos sistemas de levante e tração e no cinto e arco de segurança do trator. “Esta análise verifica a segurança desses itens simulando as condições reais de um capotamento, uma grande novidade”, explica o gerente.



Tags: Tuzzi, centro tecnológico, tecnologia, comerciais, pesados, tratores, máquinas, César Bonacini.

Comentários

  • Osório P. Carvalho

    Sou Eng. Mecânico trabalhei no Cenea (centro nacional de engenharia agrícola) onde uma das principais atividades era ensáios de tratores agrícola em pista de concreto. Este orgão foi extinto pelo governo Collor; na época construímos um carro dinamométrico para estes ensaios, junto com a GTZ da Alemanha. Ainda hoje na Alemanha,França,Suíça, Espanha e USA, executam este testes para garantir maior confiabilidade aos fabricantes de tratores e consumidores. Parabéns pelo seu trabalho pois não podemos ficar atrás dos países la principalmente nesta área agrícola... Abraço Osório Eng. Mecânico e atualmente comerciante na àrea alimentícia

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência