Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 27/03/2014 | 18h45

Nissan: programa de táxis elétricos no Rio completa um ano

Frota de 15 unidades do Leaf já rodou 500 mil quilômetros na cidade

REDAÇÃO AB

A Nissan comemora um ano do Programa de Táxis Elétricos no Rio de Janeiro. Nesse período uma frota de 15 unidades do Leaf transportou passageiros na cidade. Segundo a companhia, estes carros rodaram juntos mais de 500 mil quilômetros com zero emissão de CO2. Caso essa distância fosse percorrida por automóveis com motor a gasolina, estima-se que seriam despejados na atmosfera cinco toneladas do gás do efeito estufa por cada veículo.

Cálculo da Nissan aponta que, se toda a frota de 33 mil táxis do Rio de Janeiro fosse substituída pelo modelo seria possível eliminar a emissão de 165 mil toneladas de CO2 por ano. “Emissão zero é sim, possível, inclusive no Brasil, onde a matriz energética é baseada em hidrelétricas não poluentes como a queima de carvão ou termoelétricas de outros locais”, aponta François Dossa, presidente da montadora no Brasil, em comunicado.

Lançado nos Estados Unidos e no Japão em 2010, o Leaf já teve mais de 100 mil unidades vendidas no mundo. O modelo tem 48 baterias de íons de lítio que garantem autonomia para que ele rode 160 quilômetros com uma carga. A fabricante aponta que o carro oferece economia de cerca de R$ 10 mil por ano considerando um táxi com média anual de 36 mil quilômetros rodados em ciclo urbano na comparação com um modelo com motor a etanol.



Tags: Nissan, táxi elétrico, carro elétrico, Leaf.

Comentários

  • Francisco Leme Galvão

    Propaganda enganosa Para que a emissão de CO2 dos carros elétricos fosse nula seria necessário que TODA a eletricidade usada por eles fosse gerada por hidro-eletricas, foto células ou geradores eólicos! Com a ativação das nossas termo-elétricas que funcionam a base de petróleo e são super poluentes, uma boa percentagem da energia gasta pelos taxis no Rio de Janeiro gerou emissões de CO2.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência