Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 27/03/2014 | 14h16

BMW i3 começa a ser testado em solo brasileiro

Primeiro elétrico de série da montadora já roda na cidade de São Paulo

REDAÇÃO AB

Primeiro modelo elétrico de série da marca, o BMW i3 já circula pelo País. O veículo começou a rodar nesta semana em São Paulo (SP), como parte do programa de preparação para o seu lançamento no mercado brasileiro, previsto para o segundo semestre. A montadora fará mais testes na cidade por uma semana.

O i3 é constituído por duas unidades funcionais separadas: módulo Life superior, uma célula de passageiros resistente e leve (feita de plástico reforçado com fibras de carbono, CFRP), e módulo Drive inferior, uma construção de alumínio que agrega suspensões, componentes estruturais e de impacto. É também nesse módulo que ficam a bateria de íons de lítio e o motor elétrico, que pesa apenas 50 quilos. O conceito inovador compensa, segundo a BMW, o peso extra da unidade de bateria, deixando o BMW i3 com 1.195 quilos.

Apesar do novo conceito, o carro se manteve fiel a características de que a montadora considera essenciais, como tração traseira e peso distribuído igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro. Segundo a BMW, a posição de instalação da bateria ajudou a baixar o centro de gravidade do carro, outra característica que melhora a dirigibilidade e a segurança.

O i3 tem 170 cv de potência e acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos. A autonomia varia entre 130 e 160 quilômetros. Essa distância percorrida pode aumentar em 20 e 40 km se utilizados, respectivamente, os modos de direção Eco Pro e Eco Pro+. Para esticar essa distância, uma das versões terá um motor bicilíndrico de 650 cc e 34 cv, capaz de gerar energia para a bateria. Com ele é possível percorrer 300 km.



Tags: BMW i3, elétrico, bateria de íons de lítio, alumínio.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência