Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas na Argentina tropeçam no 1º bimestre

Mercado | 20/03/2014 | 16h38

Vendas na Argentina tropeçam no 1º bimestre

Com 159 mil unidades, licenciamentos recuam 4,6% sobre igual período de 2013

REDAÇÃO AB

O mercado argentino de veículos segue curso de queda iniciado em janeiro: no fechamento do primeiro bimestre, as vendas de leves naquele país recuaram 4,6% na comparação com mesmo período do ano anterior, para pouco mais de 159 mil unidades, informa relatório da consultoria Focus2move, citando dados da Adefa, entidade das fabricantes, e Acara, associação das distribuidoras e concessionárias.

No ano passado, o mercado atingiu um novo recorde no volume de vendas, com 916,2 mil veículos leves, o que representou um aumento de 14,5% sobre 2012. Mas, de acordo com a consultoria, a forte inflação e a alta lacuna existente entre a taxa de câmbio real e a oficial do peso com relação ao dólar coloca o mercado em uma situação delicada, tornando-o mais volátil e imprevisível com risco de queda drástica este ano, dependendo da política monetária adotada pelo governo.

Considerando o mês de fevereiro, com 54,9 mil unidades, as vendas recuaram expressivos 47,1% sobre janeiro, quando foram emplacados quase 105 mil automóveis. Contra fevereiro de 2013, a queda é menos acentuada, de 9,2%.

No ranking geral mensal, a Volkswagen manteve a liderança do mercado com 18,8% de participação das vendas em fevereiro, seguida pela Renault, com 15,7% e que desde janeiro indica que será acirrada a briga pela liderança do mercado no resto do ano. Recuperando-se de um início de ano lento, a Ford garantiu o terceiro lugar, com share de 13,4% graças ao desempenho do novo Fiesta, cujos licenciamentos mais que compensaram o volume baixo do Ecosport. Por sua vez, a Fiat ficou estável no quarto lugar com participação de 12,6%, seguida pela Peugeot, com fatia de 12,1%, impulsionada pelo novo 208.

Já a General Motors, com a Chevrolet, tradicionalmente uma das marcas líderes deste mercado, manteve tendência de queda caindo para a sexta posição em fevereiro, com 10% de participação, 3,6 pontos abaixo com relação ao índice do mês anterior. A Toyota se confirmou como sétima, ajudada pelas fortes vendas do Etios.



Tags: Argentina, vendas, Focus2Move, Adefa, Acara.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência