Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 18/03/2014 | 15h47

Volkswagen erguerá nova fábrica na Polônia

Unidade montará utilitário Craft, abrindo espaço em Hannover para Tiguan

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen vai reorganizar parte de sua produção na Europa. Como consequência, a montadora erguerá uma nova fábrica polonesa para fabricar o sucessor do VW Crafter, um veículo comercial. A futura planta será arguida até o segundo semestre de 2016 em Wrzesnia. Segundo a VW, a nova unidade abrirá cerca de 2,3 mil postos de trabalho.

Como consequência dessa reorganização, o utilitário esportivo Tiguan passará a ser montado também em Hannover. Hoje o carro é feito em Wolfsburg. A mudança também fará com que a próxima geração do Porsche Panamera seja fabricada inteiramente em Leipzig.

“Com a decisão de montar o Crafter na Polônia, reorientamos a estratégia de produção de nossos comerciais leves”, afirmou o membro do conselho administrativo, Leif Östling. Segundo o executivo, o veículo é bastante apropriado para todos os mercados em crescimento e terá papel importante para a divisão de veículos comerciais da VW.

A nova fábrica em Wrzesnia será a segunda unidade VW na Polônia para veículos comerciais. Ficará a 50 quilômetros de Poznan, onde é montada há mais de dez anos a van para entregas urbanas Caddy. De acordo com a VW, a região onde estará a futura planta reúne condições econômicas e infraestrutura favoráveis.

A fábrica ficará em um terreno de 2,2 milhões de metros quadrados. Terá área para armação de carroceria, seção de pintura e linha para montagem final. O início da construção está previsto para o fim deste ano. A partir de 2016, a VW de Hannover terá foco na produção do Tiguan, usando como base a plataforma modular transversal.

Da mesma forma, a partir de 2016 a unidade de Leipzig passará a montar e pintar a carroceria da geração atualizada do Porsche Panamera. Desde o lançamento, em 2009, as carrocerias desse modelo Porsche são produzidas e pintadas na fábrica de Hanover antes de seguir para a fábrica da Porsche na Saxônia para montagem final.



Tags: VW, Volkswagen, Crafter, Wrzesnia, Poznan, Wolfsburg, Hannover.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência