Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 17/03/2014 | 19h09

GM faz recall para 1,5 milhão de veículos nos EUA

Mary Barra admite em vídeo que ‘‘coisas terríveis aconteceram’’

REDAÇÃO AB

A General Motors anunciou na segunda-feira, 17, um recall de cerca de 1,5 milhão de veículos. A maioria dos carros convocados é de utilitários esportivos. Há ainda 303 mil vans e mais de 60 mil Cadillac na lista.

O motivo dos recalls é a possibilidade de defeito nos cilindros (miolos) de ignição, onde a chave é girada para ligar o motor. A GM teria descoberto em 2004, depois de os primeiros relatos aparecerem em 2001, que em algumas situações o defeito na ignição poderia provocar paralisação dos veículos. Segundo a reportagem da Dow Jones Newswires, a executiva-chefe da montadora, Mary Barra, declarou em um vídeo para os funcionários que “algo deu errado no processo e coisas terríveis aconteceram”.

Ela informou também que novas medidas serão colocadas em prática para mudar o processo de recall. As concessionárias poderão começar a pedir as peças para substituição em abril. O anúncio do recall e o vídeo fazem parte de uma tentativa mais ampla da GM de mostrar que está assumindo seus erros e determinada a consertar os problemas que levaram a empresa a esperar quase uma década para trocar as peças, relacionadas a 12 mortes nos Estados Unidos.

“Como membro da General Motors e como mãe, isso realmente me atinge”, disse Mary Barra no vídeo. A Administração Nacional de Segurança no Tráfego em Rodovias (NHTSA) quer que a GM responda 107 perguntas até o dia 3 de abril relacionadas aos eventos que levaram ao recall. A montadora pode ser multada em até US$ 35 milhões. Ainda de acordo com a agência de notícias, o órgão regulador vem sendo criticado por não ter exigido o recall mais cedo.



Tags: GM, General Motors, recall, convocação, Mary Barra, ignição.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência