Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 12/03/2014 | 15h24

Produção de motos sobe 13,7% no primeiro bimestre

Fabricantes montaram pouco menos de 285 mil unidades no período

REDAÇÃO AB

A produção de motos em Manaus no primeiro bimestre de 2014 somou 284.975 unidades, resultando em alta de 13,7% ante o mesmo período de 2013. Em fevereiro de 2014 foram montadas 139.673 motocicletas, número 13,2% maior que o do mesmo mês daquele ano, que, no entanto, teve menos dias úteis por causa do carnaval. Os números foram divulgados pela Abraciclo, associação que reúne fabricantes do setor. No confronto com janeiro, fevereiro teve recuo de 3,9%.

Chama a atenção o pequeno número de unidades de baixa cilindrada produzidas pela Suzuki neste início de ano. A empresa não montou nenhuma GS 120, sua moto de entrada, nem da GSR 150i, concorrente da Honda CG 150 (modelo mais vendido do País). De seus produtos de entrada, o volume mais significativo foi do scooter Burgman 125i, que teve 1.320 unidades montadas. No bimestre a empresa produziu 2.919 veículos ao todo, 40,6% a menos que a Dafra. Esta vem consolidando seu terceiro lugar no mercado nacional.

As vendas no atacado, aquelas feitas das montadoras para a rede, somaram 241.911 unidades no acumulado de 2014, resultando em ligeira alta de 2,5% sobre igual período de 2013. As concessionárias absorveram 138.228 motocicletas em fevereiro, correspondendo a um aumento de 13,8% em relação ao mesmo mês de 2013. Na comparação com janeiro do ano atual, fevereiro obteve alta de 33,3%.

Segundo a direção da Abraciclo, as promoções das fábricas e concessionários tentam reduzir o impacto negativo que a Copa do Mundo trará ao setor no meio do ano. Muitos televisores têm prestações semelhantes às das motos e esse endividamento poderá comprometer a renda dos motociclistas nas próximas semanas.



Tags: Motos, motocicletas, Manaus, Abraciclo, Suzuki, Dafra, Honda.

Comentários

  • Anderson Mazzaro

    Acredito haver um equivoco nesta informação, conforme site Abraciclo temos: A produção de motocicletas em fevereiro cresceu 13,2% no comparativo com o mesmo mês do ano passado que, no entanto, teve dois dias úteis a menos em função do feriado de Carnaval, conforme dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Foram produzidas 139.673 motocicletas, ante 123.371 unidades do mesmo mês de 2013. Já em relação a janeiro (145.302 motocicletas), a produção recuou 3,9% devido ao menor número de dias do mês.

  • Mário Curcio

    A informação foi corrigida. No cálculo havia sido considerada a produção de fevereiro apenas da Honda, cuja tabela coincidiu com a quebra de páginas do arquivo da Abraciclo e gerou a confusão.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência