Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/03/2014 | 20h50

Índia tem 15º mês de queda nas vendas

Emplacou 259,4 mil veículos em fevereiro, queda de 1,6% sobre 2013

REDAÇÃO AB

O mercado automotivo indiano registrou em fevereiro seu 15º mês de retração nas vendas. É o que mostra levantamento realizado pela consultoria Focus2move com base nos dados da associação dos fabricantes locais, a Siam. A expectativa da entidade é de manutenção da queda em 2014, tanto no segmento de veículos leves quanto no de comerciais. O país presencia alta inflação, desvalorização da moeda, forte aumento dos preços dos veículos, tem estradas pobres e ainda se prepara para período eleitoral.

Segundo a associação indiana, foram comercializados 259,4 mil veículos em fevereiro, volume 1,6% menor na comparação com o mesmo mês de 2013. É o quarto ano em que há queda das vendas neste mês. Deste total, 216,6 mil são automóveis e 42,7 mil veículos comerciais, com queda de 0,4% e de 7,1% dos respectivos segmentos.

No bimestre, a Índia contabilizou 520 mil veículos, o que representa queda de 4,3% sobre igual intervalo de 2013. O segmento de leves teve retração de 4%, para 433,5 mil unidades. O de comerciais caiu 5,7%, para 86,5 mil veículos.

MARCAS

A marca indiana Maruti é a mais vendida na Índia, com 186,9 mil veículos entregues no bimestre. Com 44,5% de participação de mercado, seis de seus modelos estão entre os dez mais emplacados do País.

A Maruti é seguida pela coreana Hyundai, que conseguiu 63,4 mil emplacamentos e 15,1% de market share. A Hyundai, segundo a consultoria, ocupa a segunda colocação do ranking pelo alto volume de lançamentos no país, dentre eles os modelos Eon, i10, i20, Verna, Elantra, Sonata e Santa Fé.

Em terceiro lugar no mercado indiano aparece a Mahindra, com 46,3 mil unidades e 11,1% de market share. A Toyota, a quarta marca mais vendida, emplacou 24,2 mil automóveis nos dois meses e conseguiu 5,8% de participação. A indiana Tata Motors foi a quinta maior, com 23,9 mil emplacamentos.

Veja abaixo as marcas de veículos leves mais vendidas na Índia no primeiro bimestre de 2014:

Marcas



Tags: Índia, mercado, vendas, veículos, Focus.

Comentários

  • Demas tinoco silva

    Penso que é um equívoco, países em desenvolvimento colocar como carro chefe a industria automobilística,porque esse setor demanda outros problemas que essas Naçoes ainda nao possui infra estrutura ,gerando mais investimento em rodovias sem as quais geram congestionamento e gastos de combustivel,acidentes despesas com atendimento hospitalares e outros.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência