Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 07/03/2014 | 16h44

Nissan mostra versão final da van elétrica e-NV200

Van 100% elétrica começa a ser vendida em junho na Europa

REDAÇÃO AB

A Nissan aproveita o Salão de Genebra, na Suíça, para fazer a apresentação mundial da versão final de produção da van elétrica compacta e-NV200, o segundo veículo 100% elétrico da marca, representada neste mercado pelo hatch Leaf, modelo com o qual a van compartilha as bases mecânicas e elétricas. Com vendas a partir de junho na Europa, o modelo tem autonomia de 170 km e velocidade máxima de 120 km/h, e estará disponível nas versões van de carga e um monovolume de passeio para cinco ocupantes.

Homologada dentro do ciclo para emissões e consumo europeu, o New European Driving Cycle (NEDC), a van superou a distância média diária percorrida por mais da metade das frotas comerciais que utilizam veículos similares, estimada em 100 km. A bateria é totalmente carregada em oito horas ao usar um carregador no padrão doméstico, de 16 ampères. Com a opção de 32 ampères, o tempo de recarga cai para quatro horas. Na Europa, a van contará com uma rede de mais de 100 pontos de recarga rápida, instaladas em pontos estratégicos e em empresas.

As diferenças entre a van elétrica e sua versão a gasolina são marcantes: a nova frente é parecida com a do Leaf, para identificá-la como veículo elétrico, que dispensa a grade frontal para entrada de ar utilizada em veículos convencionais para arrefecer o motor. Lâmpadas de LED são usadas nas luzes traseiras de todas as versões, assim como na frente dos modelos de passageiros. Internamente há um novo painel de instrumentos com um leitor digital, enquanto as mudanças das marchas da transmissão são feitas com um joystick, como no hacth, no lugar do seletor convencional de um câmbio automático tradicional.

Mecanicamente a van e-NV200 utiliza a mesma suspensão dianteira independente McPherson utilizada no Leaf, assim como o motor síncrono de segunda geração de 80 kW AC, lançado recentemente no hatch e que agora é totalmente integrado ao carregador de bateria e ao inversor, em uma unidade compacta e autossuficiente. O pacote de baterias de íon-lítio, fabricado na unidade da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, foi alterado com relação ao do hatch para permitir sua acomodação sob o assoalho do compartimento de carga sem comprometer a área interna.

O modelo recebeu ainda reforço para proteção extra no caso de impactos, o que aumentou a rigidez do veículo em 20%. O sistema de frenagem regenerativa também foi adaptado para as necessidades do utilitário, agora com maior capacidade. O conjunto tem o mesmo número de módulos (48) e mesma capacidade (24 kW) do Leaf. Dessa forma, a van aproveita melhor o anda e para do trânsito para produzir energia para as baterias.

“A e-NV200 entra em um segmento de mercado totalmente diferente do Nissan Leaf. Ao lado do veículo elétrico mais vendido no mundo, ela nos ajudará a continuar a liderar a revolução da mobilidade com emissão zero. Para isso reprojetamos completamente o modelo movido a gasolina e não fizemos apenas uma adaptação”, diz Guillaume Carter, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Nissan Europa.

escrever
Van elétrica e-NV200 chega nas versões de carga e de passageiros

TESTE GLOBAL

Para chegar à versão de produção da e-NV200, a Nissan realizou um programa de testes por todo o mundo: o protótipo circulou no Japão, Cingapura, Reino, Estados Unidos e Brasil em frotas de empresas como FedEx, Coca-Cola, DHL, IKEA, British Gas, EDF e os correios do Japão. O objetivo era avaliar o desempenho em situações reais, com base no relatório de retorno dado por motoristas e gestores das frotas. As informações foram utilizadas para aperfeiçoar o modelo antes do início de sua produção, na fábrica da Nissan em Barcelona, Espanha.

No Brasil, o programa foi realizado em setembro de 2013 em parceria com a FedEx Express (leia aqui). Embora não tenha divulgado sobre a chegada do veículo ao mercado brasileiro, a empresa informa em nota que “a escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do País para as empresas, que buscam crescer suas operações locais de maneira sustentável”.



Tags: Nissan, van elétrica, e-NV200, Leaf, van, monovolume.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência