Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/03/2014 | 13h07

Sedãs relançados conquistam posições em 2014

Renault Logan, Nissan Sentra e Citroën C4 Lounge melhoram no ranking

MÁRIO CURCIO, AB

As mudanças de linha e lançamentos ocorridos em 2013 já resultam em mudanças de posição em diferentes rankings de sedãs à venda no Brasil. É o que mostram os números de emplacamentos neste primeiro bimestre pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

Entre os sedãs pequenos, um bom exemplo foi a reestilização promovida pela Renault sobre o Logan, que terminou 2013 em oitavo (com 4,57% de participação no segmento) e ocupa agora a sexta posição (com 8,64%). O efeito novidade promoveu a troca de posição entre dois sedãs Chevrolet pequenos. O Classic terminou o ano passado em terceiro lugar (com 17,24%) e o Prisma em quarto (12,16%). No primeiro bimestre de 2014 é o Prisma que figura na terceira posição (com 14,7% do segmento). O Classic segurou o quarto posto (10,87%).

A primeira e a segunda posições entre os pequenos permanecem inalteradas em 2014, ocupadas, respectivamente, por Fiat Siena e Volkswagen Voyage. O Hyundai HB20S manteve o quinto posto. Entre os sedãs médios, o relançamento do Nissan Sentra no segundo semestre do ano passado resultou em um ganho de quatro posições. O modelo terminou 2013 em nono lugar (com 2,92% do segmento) e aparece no primeiro bimestre deste ano em quinto (com 6,5%). Em sexto entre os médios vem agora o C4 Lounge. Ele foi lançado em agosto (em substituição ao C4 Pallas) e terminou 2013 em 14º lugar. Sentra e C4 Lounge vêm roubando, desta forma, os lugares de VW Jetta e Renault Fluence, que figuram este ano em sétimo e oitavo lugares entre os sedãs médios.

A primeira e o segunda colocações entre os médios permanecem, nesta ordem, com Honda Civic e Toyota Corolla. A liderança foi conquistada pelo Honda em 2013 por causa das opções de motor 2.0, mas antes do fim de 2014 as posições podem voltar a inverter-se porque o Toyota renovado chega às revendas nas próximas semanas. Em outras duas subdivisões, as três primeiras posições permanecem inalteradas em 2014. Entre os sedãs compactos, a liderança continua com o Chevrolet Cobalt, seguido por Honda City e Ford New Fiesta. A lista de modelos grandes tem na ponta o BMW 320i, com Mercedes-Benz e Hyundai Azera em seguida.



Tags: Nissan, Sentra, C4 Lounge, Renault, Logan, Chevrolet, Prisma, Classic, Hyundai, HB20S, Volkswagen, Fiat, Siena, Voyage, Jetta, Fluence.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência