Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bimestre é recorde, mas ritmo desacelera

Mercado | 28/02/2014 | 14h45

Bimestre é recorde, mas ritmo desacelera

Média diária de vendas de veículos leves cai 3% em janeiro e fevereiro

PEDRO KUTNEY, AB

O primeiro bimestre do ano vai fechar com recorde de vendas de veículos. Caso seja mantido o ritmo atual de negócios no último dia deste mês, janeiro e fevereiro devem somar perto de 543 mil emplacamentos de automóveis e comerciais leves no País. Isso significará alta de 4,5% sobre o mesmo período de 2013, considerando projeção feita a partir de dados do Revavam até a quinta-feira, 27, repassados a Automotive Business pela Carcon Automotive. O resultado positivo, no entanto, encobre a redução do ritmo do mercado: a média de lacrações foi de 12,9 mil por dia útil nos primeiros dois meses de 2014, contra 13,3 mil em 2013, o que resulta em retração de 3%.

O recorde do primeiro bimestre é explicado por dois fatores. O primeiro é o movimento acima do usual nas concessionárias na primeira quinzena de janeiro, quando consumidores correram para aproveitar preços de carros em estoque ainda sem o aumento de IPI adotado na virada do ano, que levou ao mais alto volume histórico de vendas para o mês. O segundo motivo é o maior número de dias úteis em fevereiro, 20 este ano contra 17 em 2013 por causa do carnaval. Com isso, os dois meses de 2014 somaram 42 dias úteis de emplacamentos, versus 39 no mesmo intervalo do ano passado.

Até o dia 27 de fevereiro foram emplacados 230,6 mil veículos leves, número que já era maior do que os 222,5 mil registrados no mesmo mês inteiro de 2013. Houve número expressivo de lacrações na quinta-feira, com 17,3 mil unidades, bastante acima da média de 11,5 mil/dia que vinha sendo observada no mês. Na sexta-feira, véspera do feriado prolongado de carnaval, era esperado certo arrefecimento desse movimento. Por isso a Carcon estima que fevereiro termine com 243 mil automóveis e comerciais leves vendidos, o que significará alta de 9,2% sobre o mesmo mês de 2013 e baixa de quase 19% ante janeiro passado.

A média diária de vendas de fevereiro, no entanto, segue a mesma tendência de retração do primeiro bimestre. Em 19 dias úteis foram registrados 12,1 mil emplacamentos/dia, contra 13 mil nos 17 dias úteis de fevereiro de 2013, resultando em queda de 7% no ritmo do mercado.

Passados os fatores extraordinários, março, com menor número de dias úteis devido ao carnaval, deverá mostrar queda maior no volume total de vendas, mas poderá manter a média diária em torno das 12 mil unidades.



Tags: Mercado, emplacamentos, vendas, resultado, Carcon, Revavam.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência