Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Serviços | 21/02/2014 | 12h45

Volvo Cars cria tecnologia para entregas diretas ao veículo

Encomendas são colocadas no carro depois de destravá-lo remotamente

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars desenvolveu tecnologia inédita para a indústria automotiva. Apresentado como projeto experimental no Mobile World Congress, em Barcelona, o sistema permite ao proprietário, mesmo longe de seu Volvo, fazer uma compra online de qualquer produto e recebe-lo diretamente no veículo, independentemente de onde esteja estacionado.

Assim que o entregador chega ao veículo com o produto, basta que o proprietário do automóvel, por meio do aplicativo do sistema, libere uma chave digital para abrir e fechar o carro. Quando a entrega é finalizada, a chave digital deixa de existir e o entregador não pode mais acessar o veículo. O sistema é baseado no aplicativo Volvo On Call, que, dentre outras funcionalidades, permite a abertura e fechamento do carro e informa a localização e a quantidade de combustível no tanque, por meio do telefone.

A tecnologia já foi testada durante um programa piloto da Volvo Cars, com 100 pessoas, sendo que 86% delas disseram que a entrega remota permitiu economizar tempo. O programa piloto revelou ainda que 92% das pessoas acharam mais conveniente receber os produtos em seus carros do que em casa.

“Ao transformar o carro em um ponto de entrega e retirada de encomendas, com a tecnologia de chaves digitais, nós resolvemos uma série de problemas, já que podemos entregar as encomendas para as pessoas, não em lugares. Os consumidores que participaram do teste indicaram que o serviço economizou tempo na vida deles. E o mesmo foi dito das empresas que fizeram as entregas. Para se ter uma ideia, as perdas ocasionadas pelas entregas não bem sucedidas ultrapassam € 1 bilhão, em custos de reenvio. Agora, estamos estudando os outros usos que podemos ter para a tecnologia de chaves digitais e os benefícios que podemos trazer para os consumidores", explica em nota Klas Bendrik, CIO da Volvo Car Group.

“Tudo gira em torno de encontrar soluções que são intuitivas e fáceis de usar, criando benefícios para nossos consumidores. A parte mais importante é transformar esses complexos e avançados sistemas em algo fácil de entender para qualquer pessoa, mesmo que ela esteja ao volante. As entregas diretamente no carro são apenas um exemplo disto,” completa Bendrik.



Tags: Volvo Cars, tecnologia, sistema, segurança, serviço.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência