Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 17/02/2014 | 14h59

Renault Clio é destaque em ranking de vendas 2013 na Europa

Lista com os 100 mais vendidos traz Volkswagen Golf e Polo no topo

REDAÇÃO AB

O Renault Clio foi um dos destaques no ranking dos 100 modelos mais vendidos na Europa em 2013, subindo da oitava para a quinta posição, revela levantamento da consultoria Focus2move. Além dos mercados da União Europeia, o estudo inclui os desempenhos de Bósnia, Sérvia, Macedônia, Moldávia, Bulgária, Bielorrússia, Rússia, Turquia e Ucrânia.

No topo do ranking, o Volkswagen Golf se mantém líder imbatível, com diferença de mais de 130,2 mil unidades à frente do segundo colocado, o Polo, também da Volkswagen, o que mantém a marca na liderança das vendas no continente. Dobradinha também da Ford no terceiro e quarto lugares, consolidando Focus e Fiesta nestas posições.

Avançando para o quinto lugar, o Renault Clio chegou a tal posição com 310,5 mil unidades emplacadas, volume que lhe conferiu participação de 1,9% das vendas totais do segmento, um aumento de 0,4 pontos porcentuais sobre 2012. Notadamente, o modelo não é vendido no segundo maior mercado do continente, a Rússia (como os quatro primeiros da lista), o que poderia lhe garantir o pódio, aponta o relatório. Seus melhores mercados são França, Itália, Alemanha, Turquia e Espanha.

A Opel, marca da GM na Europa, aparece na sexta e sétima colocação, com Astra e Corsa, seguidos pelo SUV Nissan Qashquai. O primeiro Peugeot da lista dos cem mais vendidos na Europa é o novo 208, que no primeiro ano de vendas saltou nove posições, da 18ª para a 9ª, à frente de modelos premium, como o BMW Série 3, que encerrou 2013 como o décimo carro mais vendido do Velho Continente.

Por ser o mais vendido da Rússia, o novo Lada Granta, que também é oferecido na Ucrânia, garantiu um bom resultado em 2013 e subiu do 28º em 2012 para 14º lugar no ano passado. Já o Audi A3 subiu onze posições no último ano, terminando em 15º.

Outras marcas como Toyota, Fiat e Kia só aparecem depois da 16ª posição (Toyota Yaris), 19ª (Fiat Panda) e 20ª (Kia Rio).

Confira as primeiras vinte posições logo abaixo o ranking completo aqui.

escrever



Tags: ranking, Renault, Clio, Volkswagen, Golf, Polo, GM, Ford.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência