Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/02/2014 | 15h08

Motos: venda no atacado cai, produção sobe

Concessionárias absorveram 9,5% menos produtos que no primeiro mês do ano passado

MÁRIO CURCIO, AB

No mês de janeiro, as fabricantes de motos instaladas em Manaus repassaram às suas concessionárias 103,7 mil unidades, resultando em uma queda de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2013. No confronto de janeiro de 2014 com dezembro a retração foi menor, de 5,2%.

Em movimento oposto, a produção de motocicletas no primeiro mês do ano atingiu 145,3 mil unidades, resultando em importante alta de 14,2% sobre o mesmo mês do ano passado. A comparação de janeiro de 2014 com dezembro mostra alta ainda mais expressiva, de 78,5%, mas esse resultado é inflado por férias coletivas e menor número de dias úteis no fim do ano.

Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor. Vale dizer que os confrontos com janeiro de 2013 carregam uma pequena distorção porque os dados atuais não incluem produção e vendas da Kawasaki, que deixou de repassar esses números desde maio de 2013, nem da Kasinski, que saiu da Abraciclo.

Além da alta na produção, a associação dos fabricantes comemora os 133,6 mil emplacamentos de janeiro, 5,7% maiores que os de igual período do ano passado (veja aqui). Sobre o assunto, o presidente da Abraciclo, Marcos Szaven Fermanian, comentou: “Nossa avaliação é que as ações comerciais promovidas pelos fabricantes e pela rede de concessionárias estimularam os negócios, porém esse esforço tem como objetivo compensar um possível recuo nas vendas nos meses próximos diante da Copa do Mundo.” O executivo mantém a projeção estabilidade para 2014, ou seja, cerca de 1,5 milhão de unidades licenciadas.

EXPORTAÇÕES EMBALAM

O envio de motos ao exterior também merece destaque em janeiro. Os embarques somaram 8,3 mil unidades, alta de 46,1% sobre janeiro de 2013. No confronto com dezembro a alta foi de 6,3%. A elevação, no entanto, está dentro das previsões da entidade.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, vendas, produção.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência