Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 06/02/2014 | 20h40

Anfavea quer que cinto de três pontos e Isofix sejam obrigatórios

Entidade entregou proposta ao governo e acredita que sairá do papel em até quatro anos

CAMILA FRANCO, AB

Depois de finalmente tornarem-se obrigatórios freios ABS e airbags frontais em todos os veículos novos produzidos no País e de diversos testes comprovarem a defasagem dos modelos brasileiros em relação aos norte-americanos e europeus, a Anfavea, a associação dos fabricantes, quer aumentar o nível de segurança dos carros.

Durante reunião com a imprensa na quinta-feira, 6, Luiz Moan, presidente da associação, revelou que criou uma lista de itens a serem incluídos pelas montadoras. “Nós estamos trabalhando de forma que a indústria brasileira possa oferecer novas regulamentações de segurança e até de proteção ambiental. A ideia é estar em harmonia com todo continente americano.”

Segundo Antonio Megale, vice-presidente da Anfavea e presidente da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, esta lista já foi entregue ao governo recentemente. “A Anfavea propôs à câmera temática do Denatran a obrigatoriedade do cinto de três pontos e do sistema Isofix, que garante a fixação correta de cadeirinhas infantis. Fora isso, também deverão ser obrigatórios assentos de cabeça para todos os ocupantes dos veículos”, contou Megale.

Estes três itens, de acordo com o vice-presidente, estão sendo discutidos entre representantes do governo e da associação. “Estamos tendo reuniões constantes para criar a regulamentação. Mas ainda não há prazo definido. Acredito que se tornarão obrigatórios entre três e quatro anos.”

O executivo diz que este prazo é o ideal, pois as montadoras precisam de “previsibilidade” para alterar seus volumes de produção e de investimentos no País. A lei do airbag e do ABS, depois de criada, demorou cinco anos para ser implementada.

Assista à entrevista exclusiva com Luiz Moan, presidente da Anfavea:



Tags: Anfavea, Luiz Moan, segurança, Antonio Megale, AEA, cadeirinha, Isofix, cinto de três pontos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

Automotive Business
Avenida Iraí, 393, CJs. 51/52/53, Moema, São Paulo - SP - CEP 04082-001 | Tel.: (11) 5095-8888