Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 05/02/2014 | 18h46

Motos: segmento esboça reação em 2014

Primeiro mês foi 5,7% melhor que janeiro de 2013; Yamaha começa bem o ano

MÁRIO CURCIO, AB

O ano de 2014 começou melhor que o anterior para as motos. Em janeiro de 2014 foram emplacadas 133.652 unidades, resultando em alta de 5,7% sobre o mesmo mês do ano passado. As notícias são favoráveis também à vice-líder, Yamaha, que fechou 2013 com 10,9% e inicia o ano com 12,7% de participação, reflexo da boa aceitação de sua nova YS 150 Fazer, cujas vendas começaram em outubro. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.

Em janeiro, a 150 Fazer foi a quarta moto urbana mais vendida e a sétima no ranking geral. Como resultado de outros lançamentos que virão neste ano, a fabricante pretende fechar 2014 com 14% ou mais de market share.

Ainda sobre o ranking das montadoras, a Dafra começou o ano na terceira posição, com 2.036 unidades emplacadas. Vinha ocupando o posto desde novembro, mas no consolidado de 2013 ficou atrás da Suzuki. Em 2014, essa fabricante japonesa representada pela J.Toledo surge na quarta posição, com 1.632 unidades emplacadas.

Ruim mesmo é a situação da Kasinski, que começou 2014 na décima posição, com 472 motocicletas emplacadas. Um ano atrás, a fabricante era a sexta colocada, com 1.070 unidades lacradas. Neste ano que se inicia, foi superada até mesmo pela Harley-Davidson, cuja menor moto tem quase 900 cc de cilindrada, mas ainda assim já vendeu 560 unidades em janeiro.

A Kasinski não repassa desde setembro seus números de produção e vendas à Abraciclo, entidade que representa fabricantes do setor, e deixou de responder questões sobre esse assunto a Automotive Business.

A participação da Honda em janeiro ficou em 79,84%, pouco abaixo do que conquistou em todo o ano de 2013 (80,7%). Ainda assim, reina com folga. As cinco motocicletas mais vendidas no Brasil são montadas em Manaus por essa fabricante.



Tags: Motos, motocicletas, emplacamentos, Yamaha, Honda, Fenabrave, Suzuki, Kasinski, Dafra, J.Toledo, Harley-Davidson.

Comentários

  • rogerio santos

    sou motociclista a 8 anos e amante das motos custons e atualmente tenho uma mirage 250cc moto show de bola porem estou um pouco inseguro por falta de informaçoes sobre a kasinski justamente pelos comentarios na web e os fechamentos de suas concessionarias em muitas cidades principalmente aqui em em pernambuco pois sou de recife. pra finalizar so queria saber se as concessionarias irao se instalar novamente no estado e principalmente na capital.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência