Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 29/01/2014 | 15h20

Inadimplência de consumidores de veículos cai 1,2% em dezembro

Banco Central acredita que queda continuará em 2014, mas com mais moderação

REDAÇÃO AB

A inadimplência de consumidores de veículos caiu de 6,4% em dezembro de 2012 para 5,2% no mesmo mês de 2013, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central na quarta- feira, 29.

Em operações gerais de crédito houve retração de 1,3% nos calotes de pessoas físicas, que chegaram a uma taxa de 6,7% em dezembro deste ano. No caso de pessoas jurídicas, a queda foi de menor, passando de 3,7% para 3,1%, na mesma base de comparação. Somadas as inadimplências do consumidor e das empresas no crédito livre, houve queda de 5,6% para 4,8%.

Tulio Maciel, chefe do Departamento Econômico do Banco Central, prevê que o movimento de retração da inadimplência continue por causa de fatores como educação financeira, aumento de renda e aprendizado por parte dos bancos em relação ao que aconteceu em anos recentes, mas a queda será mais moderada em 2014.

"Essa tendência de redução de inadimplência tende a se manter, mas de forma mais moderada, tendo em vista que ela atingiu o seu piso", disse Maciel em entrevista à Agência Estado. "De lá para cá, a concessão para algumas modalidades, como veículos, ocorreu em ambiente de maior seletividade e maior cautela. A gente chega em 2013 com um quadro bem mais favorável, relativamente àquele de 2011 que trouxe maior preocupação", afirmou.



Tags: Inadimplência, consumidor, Banco Central, Tulio Maciel.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência