Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 27/01/2014 | 19h55

Vendas de veículos leves encolhem 5,2% na Rússia em 2013

Encerra ano como segundo maior mercado europeu e sétimo global

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos leves na Rússia, que estavam empacadas desde março, finalmente avançaram em dezembro último, o equivalente a 4,4% em relação ao ano passado, segundo dados divulgados pela AEB, associação que representa os fabricantes no país. Mesmo assim, o mercado local não deixou de anotar queda anual. Em 2013 foram vendidos por lá 2,7 milhões de veículos, 5,2% a menos do que o observado em 2012. Diante deste cenário, a Rússia encerrou 2013 como o segundo maior mercado europeu e o sexto maior global.

A marca que mais comercializou veículos leves na Rússia foi a Lada, da fabricante russa Avtovaz. Registrou 456,3 mil unidades no período. Sua participação de mercado, contudo, caiu dois pontos percentuais de 2012 para 2013, chegando a 16,4%. Seu modelo mais requisitado no mercado russo foi o Granta, seguido pelo Kalina, terceiro veículo mais vendido.

Em segundo lugar no ranking das marcas ficou a Renault, que teve pouco mais de 210 mil emplacamentos e uma fatia de 7,6% de market share, 1,1% a mais do que tinha em 2012. Destacaram-se os modelos Duster, como o quarto mais vendido do país, e Sandero, o 14º.

A Chevrolet garantiu a terceira posição. Fechou 2013 com 174,6 mil veículos leves e 6,3% de participação no mercado local. Seus modelos mais queridos pelos russos, Cruze e Niva, aparecem em 10º e 11º mais vendidos.

Confira o desempenho das 40 marcas mais vendidas abaixo:

escrever

Veja os 25 modelos que mais se destacaram:

escrever



Tags: Rússia, vendas, veículos, Lada, Renault, Chevrolet, mercado.

Comentários

  • Leonardo Gomes Carneiro

    Bom dia , gostaria muito de saber o ranking de caminhões RUSSIA, e também o mundial . Abraço a todos

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência