Automotive Business
  
Siga-nos em:

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 23/01/2014 | 19h40

Scania lança motores Euro 6 abastecidos 100% com biodiesel

Com 13 litros, um dos blocos tem 450 cavalos de potência e o outro, 490

REDAÇÃO AB

A Scania continua a lançar motores Euro 6 que podem ser abastecidos exclusivamente com biodiesel. A fabricante apresenta desta vez dois propulsores de 13 litros e seis cilindros, capazes de funcionar com qualquer mistura de diesel, ou mesmo com 100% de biodiesel. Um deles tem 450 cavalos de potência e o outro, 490 cavalos. Ambos são equipados com os sistemas SCR e EGR, de pós-tratamento.

Segundo a fabricante, o bloco de 450 cavalos oferece 2.350 Nm de torque a partir de 1 mil rotações por minuto, enquanto o de 490 cavalos produz 2.550 Nm a partir de 1 mil rotações por minuto. Nota-se que a rotação diminui apenas 8% quando os motores são abastecidos exclusivamente com biodiesel (devido ao menor teor de energia deste combustível).

O biodiesel emite até 80% menos de dióxido de carbono em comparação com o diesel de origem fóssil. Isso se dá porque, durante seu crescimento, a planta que dará origem ao biodiesel absorve carbono, evitando que ele seja expelido para atmosfera, processo que não ocorre com combustíveis de origem fóssil. Os novos motores poderão receber a mistura de biodiesel com diesel. Mas a Scania recomenda o uso contínuo do biodiesel para que o propulsor mantenha seu bom funcionamento.

Em outubro de 2013, a fabricante já havia lançado dois motores robustos de cinco cilindros e 9 litros, movidos a biodiesel. Um deles com 320 cavalos e o outro mais potente, com 360 cavalos. A fabricante diz que continuará a apresentar novidades de diferentes tamanhos e potências.



Tags: Scania, motor, Euro 6, biodiesel, diesel, pesados.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência