Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 16/01/2014 | 18h16

China: quase 22 milhões de carros em 2013

País registra o maior recorde de vendas de todos os tempos no setor automotivo global

REDAÇÃO AB

Em 2013 a China retomou o crescimento de dois dígitos porcentuais e anotou o maior recorde de vendas de carros já registrado em todos os tempos, tornando-se o primeiro mercado do mundo a emplacar mais de 20 milhões de unidades em um único ano. Os chineses compraram 21,9 milhões de veículos leves no ano passado, o que significou incremento de quase 15% sobre 2012, segundo dados divulgados pela China Association of Automobile Manufacturers, a CAAM.

Dezembro passado, com 2,13 milhões de carros vendidos e expansão perto de 18% ante o mesmo período de 2012, foi o décimo mês seguido de avanço contínuo e o nono com crescimento de dois dígitos porcentuais.

Após registrar na última década resultados que chegaram a altas de 30% a 40% ao ano, nos dois anos anteriores a expansão do mercado chinês havia sido bem mais tímida, de 2,45% em 2011 e 4,33% em 2012. Agora, de acordo com analistas e executivos do setor, o impressionante crescimento do mercado automotivo chinês está sendo sustentado por políticas governamentais de incentivo ao consumo, que encontra demanda robusta especialmente nas cidades menores do interior, onde a expansão da motorização da população foi acelerada. Para 2014 a expectativa é de novo incremento de dois dígitos.

MARCAS MAIS VENDIDAS

Conforme levantamento da consultoria Focus2Move, a marca que mais ganhou mercado na China em 2013 foi a Ford, um ponto porcentual, fazendo sua participação crescer 50%, para 3,2%, ficando em 11º lugar entre as mais vendidas do país. A BMW, na 18ª colocação do ranking, obteve o segundo melhor desempenho, com market share de 1,7%, índice 0,3 ponto acima de 2012. E a terceira melhor performance foi da Honda, na nona posição, cuja participação avançou 0,5 ponto, para 3,4%.

Entre os carros mais vendidos da China, o novo Volkswagen Lavida (espécie de nova geração do Santana) teve a maior expansão porcentual de participação de mercado, de 0,7 ponto, para 2% das vendas do país, figurando na quarta posição do ranking.

Veja abaixo as 10 marcas de veículos leves mais vendidas na China em 2013:

10



Tags: China, mercado, vendas, resultado, 2013.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência