NOTÍCIAS
15/01/2014 | 18h20

Entidades

Chery confirma apoio à Abeifa

Montadora já se filiou à Abeiva e espera mudança de estatuto para abrigar montadoras


PEDRO KUTNEY, AB

Curi: “Nem chegamos a negociar nossa entrada na Anfavea”
A Chery confirmou seu apoio à modificação do estatuto da associação dos importadores de veículos, a Abeiva, para a criação de uma nova entidade de montadoras no País, provavelmente chamada de Abeifa, que reuniria importadores e fabricantes (leia aqui). Segundo Luis Curi, CEO e vice-presidente comercial da Chery Brasil, a empresa se filiou em novembro passado à Abeiva e pretende ficar onde está, não está nos planos pedir a associação à Anfavea, por considerar muito cara o pagamento inicial para se filiar, que o mercado diz ser de US$ 1 milhão.

“Nem chegamos a negociar nossa entrada na Anfavea, porque quando soube desse valor com outro fabricante achei inviável, por isso estávamos postergando ao máximo nossa filiação. Mas quando surgiu a ideia de transformar a Abeiva também em uma associação de fabricantes resolvemos apoiar a ideia”, explicou Curi em entrevista a Automotive Business. “Imagine o que seria explicar para os chineses (donos da Chery) que para entrar no clube (dos fabricantes) nós teríamos de pagar US$ 1 milhão. Eu teria de providenciar um desfibrilador”, brinca o executivo.

Luiz Moan, presidente da Anfavea, negou que o valor cobrado para entrar na entidade seja o divulgado, o que foi confirmado por fontes de mercado, mas ninguém divulga de quanto seria esse pedágio exatamente. Contudo, por maior que seja qualquer desconto, a quantia ainda seria muito elevada em comparação ao que se paga na Abeiva. Curi informa que a joia da entidade é de R$ 75 mil e as mensalidades são calculadas na forma de rateio das despesas, como em um condomínio.

Além da economia com joia e mensalidades, Curi também admite que a Chery teria representatividade muito maior na futura Abeifa. “Na Anfavea pagaríamos todo esse valor e provavelmente não teríamos voz”, avalia. “Aí surgiu a alternativa de mudar o estatuto da Abeiva, o que pareceu uma alternativa melhor do ponto de vista econômico e representativo”, diz.

Curi admite que o peso da Anfavea é grande nas negociações setoriais com o governo e que a nova associação concorrente terá menos força. “Não teremos a mesma atenção do governo, mas ao menos vamos poder encaminhar nossos pleitos e colocar lá nossas opiniões, o que seria difícil na Anfavea”, destaca. Com as outras duas sócias da Abeiva, JAC Motors e Jaguar Land Rover, que defendem a mesma tese, o CEO da Chery Brasil avalia que em breve o novo estatuto da associação será aprovado, caso não exista nenhum impedimento legal. “Acho que sai”, resume.

O executivo explica também que a Chery Brasil nunca foi filiada à Abeiva até novembro passado. “A sócia era a Venko, a antiga representante e importadora. Quando a Chery assumiu as operações no Brasil, em 2012, a marca não se associou a nenhuma entidade. Só agora, com a possibilidade de estarmos em uma associação de importadores e fabricantes é que decidimos nos filiar à Abeiva.”

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 20/09/2017
Salão de Frankfurt mostra que evolução da mobilidade também atrai público

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 22/09/2017
Leve renovação exterior com adição de sistemas de segurança
AUTOINFORME | 21/09/2017
Empresa se prepara para grandes mudanças na indústria
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes