Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Latin NCAP deverá refazer teste do Volkswagen Up!

Segurança | 14/01/2014 | 18h20

Latin NCAP deverá refazer teste do Volkswagen Up!

Compacto que ganhou 5 estrelas será reavaliado após chegar às concessionárias

CAMILA FRANCO, AB

Os testes de segurança realizados pelo Latin NCAP com o Volkswagen Up! fabricado no Brasil, divulgados na segunda-feira, 13, que consagram o modelo como primeiro compacto da América Latina a ganhar nota máxima (leia aqui), deverão ser refeitos futuramente, quando o carro começar a ser vendido normalmente nas concessionárias.

Em entrevista a Automotive Business, Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, explicou que esta primeira avaliação, patrocinada pela Volkswagen, foi feita antes de o veículo começar a ser vendido, o que deve acontecer só a partir de março. Por isso, seguindo os critérios da organização para esse tipo de procedimento, a unidade testada foi selecionada por um auditor da entidade em meio ao lote produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP). O carro foi escolhido entre alguns que se encontravam prontos para serem embarcados às revendas. Quando isso acontece, para averiguar a segurança dos carros que estão sendo usados pelos consumidores, o Latin NCAP tem por norma refazer os testes de colisão após o início das vendas.

A reavaliação, que também será patrocinada pela Volkswagen, ainda não tem data marcada, mas o procedimento é diferente nesse caso. Segundo Furas, o Latin NCAP irá adquirir uma unidade do Up! em uma concessionária qualquer de forma anônima, para enviá-lo ao laboratório da Adac na Alemanha, onde serão realizados os mesmos crash-tests. Depois a Volkswagen reembolsará as despesas. O diretor diz que será considerada a menor nota obtida de ambos os testes. “Esperamos que o modelo apresente nível igual ou maior de segurança. O Latin NCAP assegura que a Volkswagen não saberá qual unidade será avaliada”, afirma Furas.

Além dos testes pagos pelas montadoras, seja antes ou depois do início das vendas, o Latin NCAP também patrocina testes próprios, em que compra anonimamente alguns dos carros mais vendidos de cada mercado e assume todos os custos envolvidos.

O diretor do NCAP salienta que é importante testar automóveis que ainda não começaram a ser vendidos, pois os resultados podem ajudar os consumidores durante a decisão da compra. “Não foi fácil chegar a este procedimento transparente que possibilita a seleção do veículo ainda na fábrica. Mas vale lembrar que é obrigação do governo exigir que os automóveis cumpram os requisitos mínimos de segurança”, conclui. O Brasil ainda não conta com laboratórios de crash-test independentes das montadoras, que executam todos os testes e apenas enviam o resultado aos órgãos competentes.



Tags: Volkswagen, Up!, Latin NCAP, teste, segurança, crash-test.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência