Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 13/01/2014 | 13h56

Grupo VW passa de 9,7 milhões de veículos em 2013

Vendas cresceram quase 5% sobre ano anterior; Brasil puxa recuo na América do Sul

REDAÇÃO AB

As vendas mundiais do Grupo Volkswagen passaram dos 9,7 milhões de veículos, número recorde que superou em quase 5% as entregas do ano anterior. Do total, 5,93 milhões tinham a marca Volkswagen, que cresceu 3,4% sobre 2012. Entre os mercados em queda para o grupo se destaca o Brasil. Com 682,2 mil unidades vendidas, a retração chegou a 12,6% e puxou recuo de 10,1% na América do Sul, onde 908 mil novos veículos da marca foram entregues.

Em relação à Europa, os resultados negativos se concentram no mercado doméstico, a Alemanha, onde o total de 1,16 milhão de unidades resultou em recuo de 1,4%, e nos países que representam as regiões central e oriental do Velho Continente, que somaram 303,2 mil veículos e consequente queda de 4,6%. Considerando todas as vendas na Europa a retração foi pequena, de 0,5%, com 3,65 milhões de unidades entregues. Na porção ocidental do continente (exceto Alemanha), repetiu-se o resultado de 1,85 milhão de veículos.

Segundo o Grupo VW, as vendas na América do Norte de janeiro a dezembro de 2013 somaram 888,8 mil veículos, com alta de 5,6% sobre 2012. Desse volume, 611,7 mil veículos foram adquiridos nos Estados Unidos, alta de 2,6%. Em evento que antecedeu a abertura do Salão de Detroit, o CEO do grupo, Martin Winterkorn, confirmou a meta de venda de 1 milhão de veículos das marcas Audi e Volkswagen em 2018.

A região da Ásia-Pacífico continua influenciando positivamente os resultados do grupo, especialmente pelo desempenho alcançado na China por veículos Audi e Volkswagen (leia adiante). Em toda a região foram entregues 3,64 milhões de veículos em 2013, alta de 14,7% sobre o ano anterior. Somente a China consumiu 3,27 milhões de veículos do Grupo VW, crescendo 16,2% sobre 2012. No mercado indiano, no entanto, com 92,6 mil veículos vendidos, as entregas recuaram 18,9% em 2013.

DESEMPENHO POR MARCA

Dos 5,93 milhões de veículos Volkswagen vendidos pelo mundo, 2,73 milhões foram entregues na Ásia-Pacífico, onde a marca cresceu 15%. No continente europeu, com 1,64 milhão de unidades, a VW recuou 3,7%. No mercado doméstico, a Alemanha, onde 560,1 mil unidades foram vendidas, o recuo chegou a 4,4%.

A Audi teve crescimento importante de 8,3%, com 1,58 milhão de carros vendidos. Na Ásia-Pacífico, com 579,1 mil unidades entregues, houve alta de 20,9%. Na América do Norte, com 190,3 mil unidades, o crescimento foi de 12,7%.

Os veículos da fabricante tcheca Skoda totalizaram 920,8 mil unidades e registraram recuo de 2% em relação a 2012. Nos países da Europa Ocidental (exceto Alemanha), com 233,2 mil carros, houve crescimento de 3,2%. Nas porções central e oriental do continente, a entrega de 251,8 mil unidades resultou em decréscimo de 3,5%.

Com 355 mil carros vendidos em todo o mundo, a Seat cresceu 10,6%. Esse resultado foi puxado pelo bom desempenho da marca espanhola em dois mercados: Alemanha (76,6 mil unidades em 2013 e alta de 20,3% sobre o ano anterior) e Reino Unido (45,7 mil unidades, acréscimo de 17%).

A venda de veículos comerciais do grupo somou 551,9 mil unidades e registrou discreta alta de 0,3%. Na América do Sul isoladamente, com 160,4 mil unidades, esse aumento chegou a expressivos 8,3%. Na Europa Ocidental, os veículos comerciais VW totalizaram 159,4 mil unidades, com recuo de 1,1% ante 2012.

O Grupo VW recorda ainda que em 2013 foram entregues 162,1 mil carros da Porsche, mas não estabelece comparação com o ano anterior porque a fabricante de esportivos foi adquirida oficialmente em agosto de 2012. No entanto, destaca os bons resultados da marca na Ásia-Pacífico, onde a venda de 49,7 veículos superou o desempenho da América do Norte, região em que 46,7 mil Porsche foram entregues. A chegada neste ano do utilitário esportivo Macan, menor que o Cayenne, certamente elevará o volume de vendas da montadora.



Tags: Volkswagen, VW, Grupo VW, vendas mundiais, Audi, Seat, Skoda, Porsche, Macan, Martin Winterkorn.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência