Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 10/01/2014 | 13h30

Honda Biz obteve recorde de vendas em 2013

Foram 240,2 mil unidades, mais do que Yamaha e outras quatro fabricantes conseguiram juntas

MÁRIO CURCIO, AB

Em 2013, o emplacamento de Honda Biz atingiu recorde. Foram 240,2 mil unidades emplacadas ao longo do ano. Para dar uma dimensão melhor ao significado desse número, basta dizer que a soma de todas as motocicletas Yamaha, Suzuki, Dafra, Shineray e Kawasaki lacradas no ano passado resulta em 237,9 mil unidades. As cinco marcas citadas são, nessa ordem, as mais representativas em volume depois da Honda.

A alta nas vendas da Biz nesse momento de mercado em queda resulta de uma decisão acertada da Honda: em julho de 2012, a fabricante voltou a vender opções mais opções mais acessíveis do modelo, movidas a gasolina, com cilindrada de 100 centímetros cúbicos e carburador. Esse motor se somou aos flex de 125 cc e injeção eletrônica.

Naquele ano, essa medida já foi suficiente para manter praticamente estáveis as vendas do modelo (222,5 mil unidades) na comparação com 2011, apesar de o mercado de duas rodas ter recuado 15,6% no período. Em 2013, o setor de motos caiu novamente, em 7,4%, mas a Biz cresceu 7,9% graças à boa aceitação da versão de 100 cc, que teve 50,4 mil unidades lacradas, ante 189,8 mil da 125.

HISTÓRIA DO MODELO

A Honda Biz foi lançada em 1997 em substituição ao modelo Dream, uma motoneta até simpática, mas com estilo muito defasado. A Biz nasceu com o mesmo motor de 100 cc da antecessora, mas tinha desenho bem mais atual e bom espaço sob o banco, suficiente para um capacete, uma bolsa ou pequenas compras. Em 2005, o modelo foi reprojetado e teve o motor substituído por outro de 125 cc.

No segundo semestre de 2008, o motor de 125 cc recebeu injeção eletrônica. Em 2011 a Honda modificou novamente a Biz e tornou-a bicombustível. Mais de 50% das vendas do modelo são feitas para o público feminino. E em muitas cidades do interior de São Paulo o modelo tem mais aceitação do que as linhas CG 125 e CG 150.



Tags: Honda, Biz, Honda Dream.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência