Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Financeiras | 08/01/2014 | 19h49

Com queda da inadimplência, oferta de crédito pode melhorar em 2014

Anef aponta que as instituições estão mais otimistas

REDAÇÃO AB

A contração do crédito para compra de veículos verificada nos últimos anos pode chegar ao fim em 2014. A Anef, associação das empresas financeiras das montadoras, aponta que a queda da inadimplência trouxe otimismo para o setor. Segundo a entidade, a falta de pagamento por mais de 90 dias nos contratos de financiamento (CDC) teve queda de 0,1 ponto porcentual em novembro e ficou em 5,3%. O índice de atrasos acima de 30 dias, considerado um indicador da tendência de inadimplência, caiu para 8%.

Ainda que a Anef espere melhora para os próximos meses, o resultado de novembro de 2013 apresenta retração de 8,5% na comparação com outubro, com a concessão de R$ 9,6 bilhões para o financiamento de veículos. A entidade aponta que os números refletem as incertezas da época acerta do volume de vendas de veículos com a retomada da cobrança integral do IPI e a obrigatoriedade de que os carros fossem equipados com airbags e ABS a partir deste ano.

Com isso, em novembro o saldo na carteira de financiamentos teve recuo de 0,2% para R$ 229,4 bilhões. A queda foi ainda maior na comparação com o mesmo período de 2012, de 4,8%. No penúltimo mês de 2013 as associadas da Anef praticaram taxa média de juros de 1,27% ao mês, 0,2 ponto superior a de outubro.



Tags: Anef, crédito, financiamento, inadimplência.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência