Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 07/01/2014 | 22h22

Máquinas agrícolas cravam recordes no País

Produção passa das 100 mil unidades e mercado interno supera as 83 mil

MÁRIO CURCIO, AB

Estimulado pelo bom momento vivido pelo campo no Brasil, o setor de máquinas agrícolas atingiu a produção recorde de 100.451 unidades em 2013. Pela primeira vez o segmento superou a barreira de 100 mil unidades anuais fabricadas no País. A alta em relação a 2012 foi de 20%.

O segmento que mais cresceu foi o das colheitadeiras, com 9.955 unidades fabricadas, acréscimo de 33% em relação a 2012. O mais volumoso, o de tratores de rodas, somou 77.613 unidades, crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior.

Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As vendas no mercado interno somaram 83.078, superando um antigo recorde que durava desde 1976, quando foram vendidas 80.215 máquinas. Vale lembrar que naquele ano os tratores de rodas eram bem menos potentes e de valor bem menor. Por causa da manutenção da taxa de 4,5% do Finame PSI, os tratores de rodas devem manter volume semelhante no ano que se inicia.

As exportações do segmento somaram 15.619 unidades, com retração de 7,7%. O maior comprador do Brasil, a Argentina, tem aumentado a produção desses equipamentos.

PROJEÇÕES

Segundo a Anfavea, em 2014, o volume de máquinas agrícolas no mercado interno deve crescer 1,1%. “Este ano, a venda de tratores de esteiras, que teve queda em 2013, tende a aumentar por causa das obras de infraestrutura previstas”, recorda o presidente da Anfavea, Luiz Moan.

A produção total de máquinas, porém, deve ficar próxima das 100,5 mil unidades como no ano que terminou. E as exportações, que recuaram em 2013, devem manter volume próximo das 15,6 mil unidades. “Além do mercado argentino, temos estudado a exportação para outros países”, afirma Ana Helena Andrade, vice-presidente da Anfavea.

Veja aqui os dados da Anfavea.



Tags: Máquinas agrícolas, Anfavea, tratores de rodas, tratores de esteiras, colheitadeiras, Luiz Moan, Ana Helena Andrade, Finame PSI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência