Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 07/01/2014 | 10h12

Ford apresenta C-MAX a energia solar na CES

Híbrido plug-in não depende da rede elétrica ou de combustível para carregar bateria

REDAÇÃO AB

Uma das novidades da CES, a maior feira de tecnologia do mundo, promovida em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 7 a 10 de janeiro, é o C-MAX Solar Energi Concept, um veículo que utiliza energia solar. O carro, um híbrido plug-in que não depende da rede elétrica ou de combustível para carregar a bateria, foi desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia.

Segundo a Ford, o C-MAX Energi tem o menor consumo combinado de combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na cidade e 39 km/l na estrada). Por usar energia renovável, ele também reduz em cerca de quatro toneladas por ano as emissões de gases de efeito estufa.

A Ford informa que, com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi Concept deve oferecer a mesma autonomia total de um C-MAX Energi convencional, de até 1.000 km, incluindo 33,8 km somente no modo elétrico. Além disso, o veículo conta com cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário desejar.

CONCENTRADOR SOLAR

A ideia do projeto para ganhar eficiência é aproveitar a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como lente de aumento, direcionando os raios para os painéis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica.

A SunPower, parceira da Ford na área de tecnologia solar desde 2011, fornece as células solares de alta eficiência do Ford C-MAX Solar Energi Concept. Para encurtar o tempo de recarga total do veículo e viabilizar o seu uso diário, a Ford recorreu ao Instituto de Tecnologia da Georgia para desenvolver a forma de amplificar a luz do Sol. Os pesquisadores criaram o concentrador solar com uma lente Fresnel especial, que dirige a luz para as células solares e amplia oito vezes o seu impacto.



Tags: Ford, C-MAX, energia solar, plug-in, SunPower, Instituto de Tecnologia da Georgia.

Comentários

  • Ronaldo Felix de Lucena

    Quando esse veículo será comercializado para o mercado mundial? já está na hora de acabar com veículos movidos com combustivel fossil, aqui no Brasil existe o alcool e oleo vegetal, mais falta uma politica do governo federal para desenvolver incentivos para baixar os custos dos mesmos, e este tipo de veículo criado pela Ford, seria uma boa solução, espero que seja comercializado o mais rapido possivel.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência