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Combustíveis | 19/12/2013 | 17h15

ANP aprova fim do diesel S50 e S1800

A partir de 1º de janeiro, só serão vendidos S10 e S500

REDAÇÃO AB

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou na quarta-feira, 18, a resolução que estabelece as especificações do óleo diesel com baixo teor de enxofre S10 e S500 (10 partículas por milhão – ppm / 500 ppm) para a frota de caminhões, ônibus e outros veículos comerciais leves que só rodam com este tipo de combustível e determina que só estes dois tipos poderão ser vendidos no País a partir de 1º de janeiro de 2014 ao mesmo tempo em que extingue do mercado o diesel S50 (cujas vendas iniciaram em 2012 com a entrada da nova legislação de emissões Proconve P7) e do S1800, informa a entidade em comunicado. O novo regulamento, que só deve ser publicado na próxima semana no Diário Oficial da União, fecha o ciclo das mudanças previstas para o diesel iniciadas em 2009 e substitui a anterior, a Resolução ANP nº 65/2011.

A nova resolução estabelece prazos e regras para a transição da venda do diesel S50 e S1800: distribuidores e revendedores varejistas de municípios em que ocorrerá a mudança terão prazo de 60 a 90 dias, respectivamente, para escoar seus estoques adquiridos até 31 de dezembro deste ano. Na nota, a ANP informa ainda que a lista dos municípios onde o diesel S10 passará a ser vendido será divulgada em sua página na internet.

O óleo diesel S500 será vendido em todo o território nacional a partir de 1º de janeiro de 2014, com exceção das cidades de Recife, Fortaleza e Belém e suas regiões metropolitanas nas quais a obrigatoriedade de venda é exclusiva do óleo diesel de baixo teor de enxofre S10. Diferente do óleo diesel S500, o S10 está disponível apenas nos postos de revenda listados na página da ANP na internet. Atualmente, são 4.173 postos obrigatórios e 8.244 voluntários, totalizando 12.400 postos de revenda em todo o País. Os veículos movidos a diesel fabricados a partir de 1º de janeiro de 2012 equipados com a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) devem utilizar somente o óleo diesel S10, substituto do S50.

A introdução do diesel com menor teor de enxofre no mercado brasileiro está sendo feita pela ANP gradualmente: em 2006, o S500 passou a ser vendido em 237 municípios de importantes regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Campinas, Belém, Aracaju, Vitória, Baixada Santista (SP), São José dos Campos (SP) e Vale do Aço (MG). Em 2009, iniciou a migração do óleo diesel S1800 para o S500 e em 2012 a entrada do novo diesel com o mais baixo teor de enxofre na época, o S50, subtituído a partir deste ano pelo S10.



Tags: diesel, ANP, S10, S50, S500, S1800, emissões, Proconve P7.

Comentários

  • Valdir Moura

    Boa Tarde Recentemente adquiri uma caminhonete F250 ano 2004 cujo óleo diesel recomendado é o S500 segundo informações do antigo proprietário, que também me recomendou não colocar o S10 pois poderá danificar a bomba injetora, então confirmei isso com um amigo que é especialista em bombas injetoras que prontamente me confirmou em positivo essa afirmação, uma outra coisa que me falaram é que o S500 vai parar de ser fornecido, ai me vem as perguntas: _ Se o S10 não posso usar, o que vou fazer? _ Usando só algumas vezes o S10 é prejudicial e até que ponto? _ O S500 vai parar mesmo ? Quando? Cordialmente;

  • josiel Rodrigues de assis

    eu gostaria de saber se o diesel s 500 vai acabar . e ficar somente o s 10 e quando vai acabar ... JOSIEL R DE ASSIS, DA EMPRESA RODRIGUES E ASSIS LTDA EPP

  • pedro claudio

    gostaria saber se o diesel s-500 tem um prazo para deixar de ser comercializado

  • Márcio Pinheiro

    S10 poderá danificar a bomba injetora, é um mito, quer dizer, não conhece o benefício do combustível S10. Como é um combustível com menos enxofre o combustível se estraga mais rápido, pois dura no máximo 3 meses. Na realidade dura 1 mês o S10. Como estraga mais rápido logo poderia danificar o Bico Injetor..

  • franciolybenejn ribeiro de oliveira

    olapessoal ,boa tade ,eu sou francioly tenho um posto de gasolina a mais de 25 anos no momento o meu veiculo e uma ford f 250 motor mwm 6 cc ano 2000 ,,ja etou usando nela o diesel s 10 e ate agora nao me apresentou nada nada nada de poblemas ,so uso o s10 por que no meu posto so tenho o s 10 ,,ja converssei com mias de 50 bombistas ,,e a metade falou um coisa outra metade falou outra kkk, tipo medico sabe !!! cada um fala uma coisa ,,mais entrei nos aiti da petrobras e ouvi uma paletra de um quimico ,direto dosa laboratorios da br petrobraz e da anp ,, ele faloiu qui pode usar o s10 sim ,,agora fica a criterio de cada um ,,eu ,estou usando faz horas e nao ap´resentou nenhm poblema ate o momento ok bgd

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