Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 17/12/2013 | 18h50

Mercedes-Benz leva novo Classe C a Detroit

Sedã está até 100 kg mais leve; chegada ao Brasil ocorre no segundo semestre de 2014

REDAÇÃO AB

A Mercedes-Benz leva ao Salão de Detroit, que ocorre de 13 a 26 de janeiro, os novos sedãs da Classe C. Os carros têm chegada prevista ao Brasil no segundo semestre de 2014. Estão até 100 quilos mais leves, apesar de ser maiores. Grande parte dessa mudança foi conseguida com a nova carroceria, que tem quase 50% de alumínio.

A distância entre eixos também aumentou em oito centímetros, melhorando bastante o espaço para os passageiros do banco de trás. A Classe C é aquela com maior volume de vendas. Foram 2,4 milhões de unidades desde o lançamento da geração anterior, em 2007.

Uma versão a diesel e duas a gasolina (C 180 e C 200) serão as primeiras a chegar ao mercado mundial. As mudanças na Classe C resultaram em um interior com novo console central, com tela de 7 ou 8,4 polegadas. Um touchpad semelhante aos utilizados em notebooks permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central apenas com o movimento dos dedos.

O touchpad também possibilita dar entrada a letras, números e caracteres especiais de forma manuscrita, em qualquer língua. O head-up display é outra novidade. O dispositivo projeta informações importantes no para-brisa, diretamente no campo de visão do motorista, facilitando a leitura e reduzindo a possibilidade de distrações. O sistema informa a velocidade do carro, o limite máximo da via e instruções de navegação, por exemplo.

A presença de alumínio na nova carroceria passou de menos de 10% para quase 50%, resultando em redução de cerca de 70 quilos, favorecendo a redução de consumo. Todas as versões têm o recurso Start-Stop. Além das suspensões tradicionais, a Mercedes-Benz oferece como opcional um sistema com molas pneumáticas capazes de conciliar conforto e segurança em diferentes situações.

O recurso Attention Assist, capaz de detectar sinais de cansaço do motorista, é item de série nos novos carros. Também de série, um sistema de prevenção a colisões começa a atuar a partir de 7 km/h e age sobre os freios em iminência de impacto se o motorista não o fizer diante de possibilidade de colisão.

Mercedes
Interior também foi reformulado. Carroceria mais longa, larga e aumento da distância entre eixos resultaram em conforto extra.

Entre os recursos eletrônicos interessantes há também:

Active Parking Assist, que estaciona o carro automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares;
Câmera 360º, capaz de mostrar o veículo e a área ao redor dele a partir de diversas perspectivas, inclusive uma vista aérea virtual;
Traffic Sign Assist (assistente de sinalização de trânsito) com Wrong-Way Alert (alerta de contramão), que avisa o motorista quanto aos limites de velocidade e alerta para zonas de ultrapassagem proibida e sinais de entrada proibida;
Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente adaptativo de farol alto), que ajusta o facho do farol alto permanentemente para evitar o ofuscamento dos motoristas que vêm em sentido contrário, mascarando o cone de luz emitido pelos faróis.

Dados do sistema de navegação e de localização do GPS são usados para fechar a recirculação do ar automaticamente quando, por exemplo, o carro entra em um túnel, voltando a abrir o sistema na saída do trecho fechado.

Uma nova geração de multimídia apresenta animações e efeitos visuais com todas as funções disponíveis de forma clara. A nova Classe C também está equipada com o Frontbass, sistema acústico que utiliza o espaço existente nas vigas longitudinal e transversal da carroceria como câmara de ressonância para os alto-falantes que reproduzem sons graves.

ACESSO À INTERNET DESDE AS VERSÕES BÁSICAS

A partir de um celular com Bluetooth e opção para recepção de dados já é possível tornar o sistema Audio 20 compatível com a internet. Isso permite usar a rede sempre que o veículo estiver parado. Em movimento podem ser usados aplicativos da Mercedes-Benz como o Weather, Google, Local Search com StreetView e Panoramio, baixar rotas e destinos e conectar-se com o Facebook.



Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, Classe C, head-up display, Attention Assist, Start-Stop.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência