Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Aftermarket | 06/12/2013 | 15h11

VW abre centro de treinamento em São Paulo

Montadora está investindo R$ 20 milhões no Brasil em estruturas para capacitação da rede

MÁRIO CURCIO, AB

Como parte de um investimento total de R$ 20 milhões em novas estruturas de pós-venda, a Volkswagen inaugurou na sexta-feira, 6, o maior centro de treinamento exclusivo para a marca da América Latina. Com 7,7 mil metros de área construída e infraestrutura compatível com o que o grupo VW tem no exterior, o prédio custou R$ 10,5 milhões. Segundo a montadora, é possível treinar ali 4,4 mil profissionais por mês, ou quase 53 mil por ano.

“A infraestrutura do CT da VW de São Paulo, um dos mais avançados da marca no mundo, permitirá um grande salto de qualidade nos treinamentos de nossa rede”, afirma o diretor de desenvolvimento de rede da Volkswagen, Dieter Strass. Além dessa unidade inaugurada na Avenida Washington Luís, na cidade de São Paulo, a empresa já abriu outros quatro CTs, nas cidades de Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Os próximos serão abertos em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). “Vamos aumentar em 50% nossa capacidade de treinamento”, diz Strass, usando como referência a capacidade de 2011. Segundo o executivo e esses R$ 20 milhões são resultado da meta da montadora de tornar-se a maior fabricante mundial de automóveis até 2018: “Essa é a base de nossa estratégia. A rede precisa ter competência tecnológica.” Vale lembrar também que a VW é a fabricante com o maior número de concessionárias do Brasil. São 640 unidades demandando capacitação.

Sobre a atual parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o supervisor de treinamento, Fávio Beccaria, garantiu: “Ela não vai acabar e será expandida. Além de beneficiar nossos profissionais, ela também favorece a comunidade.” No entanto, o maior emprego de tecnologias e a demanda por novos equipamentos criou a necessidade de uma estrutura própria.

POR DENTRO DO NOVO CENTRO
Centro
Em sentido horário, a partir do alto, à esquerda: sala de diagnose eletrônica; parte dos motores disponíveis no CT; área de transmissões; e alinhador Car-O-Liner da seção de funilaria e pintura (fotos: Mário Curcio)

Visto por fora e por dentro, o centro de treinamento lembra uma grande concessionária porque adota o mesmo padrão arquitetônico. Além dos mecânicos, são treinados ali gerentes de oficina e vendedores: “O lugar permite simulações muito próximas da realidade”, afirma o supervisor de pós-venda Fávio Beccaria. O showroom tem mesas iguais às dos vendedores das concessionárias e área de acessórios.

Também no piso térreo fica a sala para funilaria e pintura, o “xodó” do CT pelos equipamentos instalados ali, como as mesas alinhadoras (Car-O-liner e Celette) e um elevador que fica oculto sob o piso quando fora de uso, liberando espaço para a movimentação de veículos. Também há equipamentos completos para solda e um “braço aéreo” para corrente elétrica e ar-comprimido. Esse item evita fios e mangueiras espalhados pelo chão.

Um auditório para 400 pessoas tem duas grandes divisórias retráteis, que podem transformar o salão em três ambientes menores. No pavimento superior há ambientes distintos para motores, transmissões, geometria de suspensão e eletrônica. Todos têm sistemas de exaustão de gases.

Uma sala de Tecnologia da Informação (TI) treina até 15 profissionais. Em outro ambiente há kits eletrônicos parecidos com brinquedos de montar(Lego) com os quais os técnicos podem simular conexões eletrônicas.

Há também um ambiente específico para os gerentes de oficina: “É onde eles são preparados para ouvir, para entender nossos clientes”, diz Beccaria.

Além das áreas de capacitação de profissionais, a nova estrutura tem cozinha e mesas para servir 120 pessoas e estacionamento para 135 carros.



Tags: VW, Volkswagen, Dieter Strass, Avenida Washington Luís, Fávio Beccaria, Car-O-liner, Celette.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência