Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 06/12/2013 | 11h36

Motos: Abraciclo prevê 2014 tão fraco como 2013

Compra de TVs no primeiro semestre tende a comprometer orçamento dos motociclistas

REDAÇÃO AB

O aumento da venda de TVs no primeiro semestre do ano que vem e o menor número de dias úteis por causa dos jogos da Copa do Mundo preocupam os fabricantes de motos. A Abraciclo, associação que reúne indústrias do setor, prevê um ano igual ao já ruim 2013, com produção e vendas no atacado pouco acima de 1,6 milhão de unidades.

“Nossa perspectiva é de um 2014 estável, sem mudanças no cenário em relação a 2013, que prosseguiu com a seletividade de crédito e retração da atividade econômica”, diz o presidente da entidade, Marcos Fermanian. “Com a Copa, os brasileiros tendem a consumir produtos como os televisores e isso pode adiar a decisão de compra de uma motocicleta.”

Recentemente, em entrevista a Automotive Business, o gerente comercial da Honda, Alexandre Cury, advertia para esse problema, já que motos de baixa cilindrada (que respondem por 85% do mercado) têm prestações muito próximas às de um televisor de plasma.

O ACUMULADO ATÉ NOVEMBRO DE 2013

De janeiro a novembro, segundo a Abraciclo, 1.588.230 unidades foram produzidas, resultando em queda de 2,2% no confronto com o mesmo período de 2012. As vendas no atacado até novembro somaram 1.478.844 motocicletas, com pequena retração de 2,8% em relação aos mesmos 11 meses do ano passado.

Em oposição ao mercado interno, as exportações tiveram crescimento de 2,6% no acumulado de janeiro a novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 95.503 para 98.002 unidades embarcadas. Até o fim do ano, porém, a Abraciclo estima total de envios semelhante ao de 2012, quando o Brasil vendeu ao exterior 105,2 mil unidades.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, Honda, Alexandre Cury, TVs de plasma.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência