Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 02/12/2013 | 15h11

Maserati inicia comemorações por seu centenário

Fabricante italiana de prestígio nasceu em dezembro de 1914, em Bolonha

REDAÇÃO AB

A um ano de tornar-se uma companhia centenária, a Maserati já inicia suas comemorações. A fabricante de carros de corrida, esportivos e modelos de luxo foi fundada em 1º de dezembro de 1914 em Bolonha, Itália, e começou suas operações no dia 14 daquele mesmo mês. O período para o começo dos festejos é apropriado, por causa do importante volume de vendas da fabricante, com 23 mil unidades vendidas no ano. A marca está em 70 países e tem nos Estados Unidos e na China seus maiores mercados.

Na fundação da companhia, Alfieri Maserati e dois de seus irmãos, Ettore e Ernesto, estavam no comando. Todos adoravam mecânica e velocidade. Um quarto irmão, Bindo, ingressou na empresa quando Alfieri morreu, em 1932. Ao quinto irmão, Mario, é creditada a criação do logotipo, inspirado na fonte de Netuno, no centro histórico de Bolonha.

A produção de carros Maserati começou com um modelo de corrida chamado Tipo 26, que estreou com vitória em 1926 na Targa Florio. Foi a primeira de várias conquistas, que incluem duas edições das 500 Milhas de Indianápolis, nove primeiros lugares na Fórmula 1 e a vitória da temporada de 1957 da categoria. Em 1947, a Maserati surpreendeu o mundo com seu primeiro carro de passeio, o A6 Tourer, e em 1963, com a primeira geração do Quattroporte.

A fabricante planeja uma série de atividades para comemorar os 100 anos, com eventos que serão organizados nos principais mercados em que atua. O ponto será entre 19 e 21 de setembro de 2014, com um encontro oficial na cidade de Modena. A Maserati espera reunir 250 carros. Também no segundo semestre de 2014, Modena será palco para uma exposição de alguns dos modelos mais emblemáticos veículos da história da Maserati. Nesta semana, no dia 6, será lançado na sede, em Modena, o livro oficial do centenário.



Tags: Maserati, Bolonha, Modena, Alfieri, 500 Milhas, Quattroporte.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência