Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Latin NCAP: veículos vendidos no Brasil ganham nota máxima pela primeira vez
Focus, EcoSport e Jetta são os primeiros a conquistar nota máxima no programa.

Segurança | 27/11/2013 | 19h40

Latin NCAP: veículos vendidos no Brasil ganham nota máxima pela primeira vez

EcoSport, Focus e Jetta conseguiram cinco estrelas; Malibu e HB20S ficaram com quatro

CAMILA FRANCO, AB

Depois de avaliar 34 veículos novos em três anos (14 deles com nenhuma ou apenas uma estrela), o Latin NCAP classificou pela primeira vez com cinco estrelas, a nota máxima, modelos produzidos na América Latina. Os resultados da quarta fase do programa, divulgados na quarta-feira, 27, em evento no Rio de Janeiro, mostram que os fabricantes finalmente resolveram melhorar estrutura e conteúdo de seus modelos - ou ao menos de uma parte deles -, uma vez que os consumidores passaram a conhecer o nível de segurança dos carros novos antes de adquiri-los.

Nesta última bateria de testes do ano, cinco automóveis foram avaliados pela Latin NCAP, exatamente como são vendidos no Brasil, a pedido das próprias montadoras. Elas patrocinaram o teste e com isso escolheram os modelos a serem testados, assim puderam (em tese) mandar para a destruição o que tinham de melhor, mas não puderam fazer nenhuma mudança no carro a ser avaliado.

Dentre os cinco analisados, três conquistaram cinco estrelas em proteção aos adultos: os Ford EcoSport e Focus hatch e o Volkswagen Jetta, modelos globais e que são vendidos com mesmo conteúdo em outros mercados de primeiro mundo. Chevrolet Malibu (com dez airbags) e Hyundai HB20S (sedã) ganharam quatro estrelas. Na avaliação do transporte de crianças, Focus e Jetta pontuaram melhor, com quatro estrelas. EcoSport e HB20S ficaram com três. Malibu, com apenas uma.

Vale destacar que nenhum dos carros testados está entre os mais vendidos no Brasil. O mais barato, o HB20S, fabricado no País, teve pouco mais de 4,3 mil unidades comercializadas em outubro. Neste mesmo mês, o EcoSport, também feito por aqui, registrou 5,7 mil emplacamentos. O Focus hatch, em sua terceira geração, importado da Argentina, e o mexicano Jetta fecharam com 1,4 mil unidades cada. E o Malibu, importado dos Estados Unidos e comercializado aqui como carro de luxo, teve apenas 27 emplacamentos, segundo dados da Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos.

tabela/

DESEMPENHOS

Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP e engenheiro responsável por divulgar os resultados, conta que todos os automóveis foram submetidos a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que atinge 40% da parte dianteira. Após o impacto, sensores mediram os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e sobre outros dois que simulam a presença de uma criança de 3 anos e de outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros.

De acordo com o engenheiro, EcoSport, Focus e Jetta conseguiram cinco estrelas porque suas montadoras também autorizaram a realização de crash test lateral, no qual os veículos apresentaram performance adequada. HB20S e Malibu não passaram pelo impacto lateral.

“A boa proteção oferecida pelo Ford Focus, o Ford EcoSport e o VW Jetta nos tranquiliza e comprova que as fábricas locais podem produzir carros cinco estrelas. Esperamos continuar a testar novos modelos, estimulando a melhoria do nível de segurança oferecida aos consumidores”, declara Furas. “Todos os sócios do programa Latin NCAP concordam em que esta é a melhor maneira de encerrar o ano, e iniciar 2014 com uma perspectiva positiva”, completou Maria Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP.

MODELOS FORD

Esta é a segunda vez que o SUV compacto da Ford é avaliado pelo Latin NCAP. A fabricante decidiu submetê-lo aos testes novamente depois de incorporar lembrete do uso de cinto de segurança no banco do passageiro. Com a alteração, o EcoSport passou de 13,64 para 14,64 dos 17 pontos possíveis no quesito de proteção ao adulto. Em relação à segurança das crianças transportadas, o modelo manteve os 31 dos 49 pontos possíveis, com três estrelas.

Porém, a mais recente bateria de testes do EuroNCAP, divulgada também na quarta-feira, 27, sugere que o SUV tem desempenho inferior quando submetido a número maior de experimentações de segurança. O EcoSport, que começou a ser vendido recentemente em países europeus, teve uma estrela a menos no EuroNCAP: quatro. Provavelmente, porque na Europa a avaliação é mais rigorosa. São feitos crash-tests frontal, lateral com barreira, lateral com poste e com pedestre.

A terceira geração do Focus hatch, vendida desde outubro no Brasil, conseguiu 16,52 pontos (de 17 possíveis) na proteção para adultos, a maior nota até agora, e 38,06 (de 49) para crianças, por causa do uso de cadeirinhas com sistema Isofix. As pontuações mais próximas do máximo sugerem que um carro global projetado para ser vendido em qualquer mercado (e o Focus tem sido o mais vendido do mundo) é melhor preparado em segurança em relação àqueles projetados preferencialmente para países emergentes, como é o caso do EcoSport.

HYUNDAI HB20S

O sedã da família Hyundai também passou pela avaliação do Latin NCAP pela segunda vez. A fabricante de origem coreana melhorou o nível de proteção das pernas e do peito do motorista ao rever totalmente a estrutura do carro. Além disso, acrescentou o sistema Isofix para instalação de cadeirinhas. Como resultado, o HB20S pulou de 10,23 para 13,8 pontos no quesito de proteção para adultos e de 4,77 para 34,52 pontos no critério de segurança às crianças.

VOLKSWAGEN JETTA

O veículo da Volkswagen - que tem dois airbags, assim como os modelos da Ford e da Hyundai - surpreendeu com um dos melhores resultados apurados até agora pela instituição. O sedã de luxo conseguiu 15,34 pontos de 17 possíveis na proteção para adultos e 39,2 pontos de 49 possíveis no quesito segurança para crianças.

CHEVROLET MALIBU

De todos os modelos analisados, o Chevrolet Malibu é o que tem o maior número de airbags instalados: são dez no total. E é o único a ter sistema de detecção do uso da cadeirinha no banco da frente, o qual anula o uso do airbag. Mesmo assim o veículo não obteve nota máxima para proteção de adultos e nem de crianças.

De acordo com o diretor Furas, o habitáculo do sedã é bom e tem potencial para atingir as cinco estrelas. Mas não obteve porque os lembretes do uso do cinto de segurança e da cadeirinha instalados no modelo não cumprem os requisitos do Latin NCAP. Outro complicador é que a cabeça do boneco infantil se chocou com a parte de trás do encosto dos bancos da frente. “O Malibu conta com sistema Isofix, porém, não estava instalado conforme os protocolos do Latin NCAP, não podendo ser utilizados durante o teste”, afirmou Furas. O carro da General Motors também não fez o teste de impacto lateral.

Assista aos testes do Latin NCAP:

Focus

EcoSport

Hyundai HB20S

Jetta

Malibu

Confira os resultados das fases anteriores:

resultados_anteriores/



Tags: Latin NCAP, test, crash-test, Ecosport, Focus, Jetta, Malibu, HB20S.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência