Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 18/11/2013 | 15h04

Fábrica da Volkswagen no ABC Paulista completa 54 anos de operações

Aniversário é comemorado na segunda-feira, 18

REDAÇÃO AB

A Anchieta, fábrica da Volkswagen localizada em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, completa 54 anos na segunda-feira, 18 de novembro. O primeiro complexo industrial da marca construído fora da Alemanha é o responsável por um volume de produção de 12,8 milhões de veículos, entre os mais tradicionais do mercado brasileiro, como a Kombi, que deixa de ser produzida este ano, além de Fusca, Variant, TL, SP1, Brasília e Passat. Entre os mais atuais estão novo Gol, Gol Geração 4 (que também deixa de ser produzido este ano), Polo, incluindo sua versão sedã, e a picape Saveiro.

Sua produção, além do Brasil, é destinada aos mercados da Europa, América Central e do Sul. Com área total de 1,2 milhão de metros quadrados, dos quais 970 mil metros quadrados são de área construída, a fábrica emprega atualmente 13,6 mil pessoas que fazem funcionar diariamente as áreas de produção, como ferramentaria, estamparia, armação, pintura e montagem final, além dos departamentos administrativos, vendas e marketing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos.

Ao longo de seus 54 anos de operações, a unidade vem sendo modernizada e atualizada conforme a evolução da Volkswagen no Brasil e no mundo. A última novidade em termos tecnológicos foi a inauguração, neste ano, de uma linha de produção de armação exclusiva para a picape Saveiro, na qual investiu R$ 250 milhões, que comporta 152 robôs, idênticos aos utilizados na Europa (leia aqui).

A unidade adota o conceito mundial da Volkswagen Think Blue Factory, um conjunto de iniciativas realizadas no processo produtivo com a meta de reduzir em 25% até 2018 com relação a 2010 os indicadores ambientais, como consumo de água, uso de energia elétrica e térmica, geração de resíduos, emissão de CO2 e de solventes.



Tags: Volkswagen, Anchieta, fábrica, complexo industrial, Kombi, Gol, Fusca.

Comentários

  • matheus

    parabéns espero que seja eterna essa paixão Volkswagen pelo mundo a fora também que consiga todo seu objetivo como uma grande montadora e sua produtividade

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência