Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 13/11/2013 | 15h10

Kia terá Soul elétrico no 2º semestre de 2014

Modelo terá carroceria da segunda geração e autonomia de 200 quilômetros

REDAÇÃO AB

A Kia Motors confirmou a produção de uma nova versão elétrica do Soul. O carro chega ao mercado americano no segundo semestre de 2014. Para o Brasil ainda não há previsão. Batizado Soul EV, será o primeiro carro de passeio elétrico da marca vendido fora da Coreia do Sul.

“Ele é o primeiro modelo do novo programa ‘Clean Mobility’, criado pela Kia para fornecer transporte ambientalmente amigável”, afirma o vice-presidente executivo da Kia Motors Corporation, Thomas Oh. “Apesar de ser o primeiro elétrico comercializado pela Kia, o Soul EV é o segundo carro da marca com essa tecnologia e trará know-how adquirido no desenvolvimento do modelo Ray EV nos últimos três anos”, garante Thomas Oh.

Além de incorporar o desenho reestilizado da segunda geração (escondido sob os disfarces pretos), o Soul EV tem bateria de lítio-polímero com autonomia, segundo a Kia, de 200 quilômetros. Os primeiros protótipos do Soul EV foram construídos em versões diferenciadas quando comparadas com o modelo 2014 do Kia Soul e utilizam motor elétrico de 81,4 quilowatts (110 cv), com torque de 29,1 quilogrâmetros.

Ainda segundo a Kia, o carro acelera de zero a 100 km/h em menos de 12 segundos e atinge 145 km/h. Para aproveitar melhor a energia, o Soul EV usa freios regenerativos, que transformam a força utilizada para parar o carro em recarga da bateria. O carregamento da bateria dura até cinco horas em tomada de 240 volts.

O Soul EV trará faróis e lanternas com LEDs. Como é comum em carros amigáveis ao meio ambiente, ele usará itens reciclados, materiais recém-desenvolvidos pela marca e pintura ecológica.



Tags: Kia, Soul EV, Coreia do Sul, Thomas Oh, Ray EV.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência