Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 10/11/2013 | 12h22

Fiat se despede do Mille com “muito obrigado”

Série especial de despedida do compacto se chama Grazie Mille

PEDRO KUTNEY, AB

Grazie Mille (muito obrigado, em português) é o nome da versão de despedida do Mille, segundo fontes de mercado informaram a Automotive Business. Fabricado pela Fiat desde 1984 no Brasil, quando foi lançado como Uno, o modelo deixa de ser produzido até o fim deste ano, pois o projeto antigo do carro não comportaria a instalação de airbags e freios com ABS, itens de segurança que passam a ser obrigatórios por lei em 100% dos veículos vendidos no País a partir de 2014.

A Fiat realmente tem muito a agradecer ao carrinho, que em quase três décadas vendeu cerca de 3,6 milhões de unidades, além de mais de 150 mil exportadas para mercados vizinhos. Ele foi fundamental para a conquista da liderança de vendas no Brasil. A partir de 1990 o Uno ganhou a nomenclatura Mille, que o definiu como primeiro modelo nacional a gozar da tributação mais baixa dos chamados carros populares, equipados com motor de 1 litro – coisa que o Uno já tinha desde o seu lançamento.

Como sempre manteve altos volumes de vendas (mais de 10 mil/mês até 2010), a Fiat nunca se preocupou em tirar o Mille de cena, nem mesmo quando lançou a nova geração do Uno, em 2010. Só agora, na marra, o fabricante será obrigado a apresentar uma outra opção de entrada, cujo preço da versão mais básica começa em R$ 22 mil – é o carro mais barato do País.

Alguns fornecedores da Fiat começaram a entregar peças para a pré-produção, em Betim (MG), de uma espécie de novo Mille, desta vez montado em cima da plataforma do Palio Fire.



Tags: Fiat, Mille, Uno, lançamento, versão, Grazie Mille, Palio Fire.

Comentários

  • Alessandro Depetris

    Grazie Mille! Una vettura che ha fato parte di tante famiglie brasiliane, una macchina indestrutibile, un modelo che ha fatto storia in Brasile. Chi non ha mai guidato o fatto un giro con una Mille? Chi non ha mai ammirato le tante versioni della Uno, sia la propria Mille, sia la 1.6R o la Turbo? Mi ricordo benissimo della presentazione della Uno in Brasile (rivista Quatro Rodas, edizione Agosto 1983). Era abbastanza quadrata, proprio inimittabile, ma che offriva uno spazio interno unico. Fin oggi considero la Mille come la migliore vettura per le città. Il suo piccolo motore 1.0 è forte e la macchineta va benessimo, oltre risparmiare la benzina. Vai con Dio, Grazie Mille!

  • Alex Neri

    L'auto che ha trasformato l'industria automobilistica brasiliana. Grazie Mille, mille volte!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência