Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 06/11/2013 | 18h47

Mercedes-Benz lança CLA de corrida no Brasil

Carro chega antes das versões de passeio e foi preparado pela AMG para competir no País

REDAÇÃO AB

A AMG, divisão de carros de alta performance da Mercedes-Benz, preparou com exclusividade para competir no Brasil o cupê CLA 45 AMG Racing Series, modelo somente para uso em corridas que está sendo lançado no País antes mesmo das versões de passeio – que chegam ainda este ano ao mercado brasileiro. A montadora importou 24 unidades que poderão participar de uma nova categoria dentro das oito etapas do Mercedes-Benz Challenge. O preço de aquisição é de R$ 360 mil.

O Brasil é o primeiro mercado do CLA 45 AMG Racing Series. O carro disputará corridas junto com os C 250 Turbo que já correm desde 2011 no Mercedes-Benz Challenge, mas terão pontuação separada. Cada carro pode ter dois pilotos, que se alternarão durante a prova com duração de 45 minutos. As corridas acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas e a Fórmula 3 Sul-Americana. Algumas serão realizadas também em conjunto com etapas da Stock Car.

O cupê de corrida, segundo a Mercedes, foi desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. Ambos usam o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com 360 cavalos e torque máximo de 450 Nm. Como no modelo de série, a versão de corrida tem transmissão automatizada de dupla embreagem AMG Speedshift DCT de sete marchas, preparada para corridas, com trocas nas borboletas instaladas junto ao volante de competição. A tração integral permanente garante melhor desempenho nas curvas.

Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, dão ao CLA 45 AMG Racing Series um design único. Isso inclui conjuntos dianteiro e traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do carro.

O CLA de passeio, com Cx de 0,22, tem o melhor índice de penetração aerodinâmica já conseguido por um carro à venda. Para uso na pista, os já muito eficientes atributos aerodinâmicos da versão de rua foram ainda mais aprimorados por componentes de fibra de carbono. A dianteira conta com um divisor aerodinâmico que garante maior força de aderência, da mesma forma que o difusor traseiro com três barbatanas e o aerofólio traseiro ajustável.

Em relação à segurança, a carroceria foi reforçada com uma gaiola de proteção contra capotagens, feita de aço de alta resistência. O banco tipo concha P 1300 GT da Recaro é feito de fibra de vidro e tem apoio para cabeça e pescoço. O carro também é equipado com sistema de extintores de incêndio.



Tags: Mercedes-Benz, CLA 45 AMG Racing Series, competição, mercado, lançamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência