Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 30/10/2013 | 19h46

Fontaine lança quinta-roda nacional para pesados

Empresa quer aproveitar aumento de conteúdo local induzido pelo Inovar-Auto

PEDRO KUTNEY, AB

A Fontaine mostrou na Fenatran 2013 (Salão Internacional do Transporte) sua primeira quinta-roda nacional para caminhões pesados e extrapesados 6x2 e 6x4, que representam de 8% a 10% da demanda pelo componente no País. O engate de 3,5 polegadas é fabricado em Curitiba (PR) e pode ser usado para o acoplamento de semirreboques e bitrens nos setores canavieiro, madeireiro e outras cargas pesadas. Além de atender o mercado brasileiro, também está nos planos exportar o produto para Europa e América do Norte.

De acordo com a empresa, o objetivo do lançamento é a maior demanda por componentes feitos no Brasil induzida pelo Inovar-Auto, a política industrial do setor automotivo que incentiva a compra de fornecedores locais em troca de descontos em impostos. A quinta-roda nacional também ajuda a cumprir a exigência mínima de 60% de nacionalização (em peso e valor) para aprovação de financiamento da linha Finame/BNDES para compra de caminhões e implementos.

A Fontaine é uma empresa americana com sede em Trussville, Estados Unidos, mas suas operações no Brasil foram compradas pelo Grupo ARC – que também controla a Ibero, fabricante de eixos e suspensões para carretas, e a montadora de semirreboques America. Desde a aquisição pela empresa brasileira, em 2011, a participação da Fontaine no fornecimento de quintas-rodas para fabricantes de caminhões no País mais que dobrou, passando de 10% para 23%. Já são clientes Scania, Volvo, Mercedes-Benz e, mais recentemente, Iveco. A MAN Latin America deve em breve ser a próxima, pois já está em fase final de testes e aprovação do produto.

“Desde 2011 a produção da Fontaine dobrou e em 2014 deve triplicar”, afirma Alessandro Poletto, diretor de marketing do Grupo ARC. Para 2015, a expectativa é chegar a 35% de participação de mercado. A empresa já recebeu investimentos de R$ 11 milhões desde a aquisição e agora, com o crescimento das operações e da demanda, estuda a construção de uma nova fábrica. Em 2012 o faturamento da Fontaine chegou a R$ 25 milhões.



Tags: Fontaine, ARC, America, Ibero, quinta-roda, semirreboque, carreta, implemento, Fenatran.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência