Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 27/10/2013 | 21h40

Ford espera alta de 6,6% do mercado de caminhões em 2014

Para atender aumento da demanda, lança novos Cargo, Série F e Transit na Fenatran

CAMILA FRANCO, AB

A Ford prevê crescimento de 6,6% nas vendas de caminhões e comerciais leves em 2014, com emplacamento de 165 mil veículos no País. O setor, que foi alavancado pelo agronegócio em 2013, tende a ser impulsionado no ano que vem por obras de infraestrutura, segundo o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb.

Para atender o aumento da demanda, a marca lança diversos veículos na 19ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e que recebeu a imprensa especializada no domingo, 27.

Segundo Guy Rodriguez, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul, com os novos modelos de leves e extrapesados apresentados, a marca passa a oferecer no Brasil uma gama de 19 veículos.

LINHA CARGO

Pela primeira vez a marca comercializa a família completa da linha Cargo, formada por oito modelos com aplicações diferentes.

O novo Cargo 1119, líder da marca no segmento de leves, teve capacidade de carga e potência aumentadas para aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância. É equipado com motor Cummins de 189 cavalos e câmbio de cinco marchas. Entre outras aplicações, é indicado para uso com baú isotérmico, baú frigorífico, carga seca, guincho plataforma e transporte de bebidas. Dispõe também de versão VUC. Outro leve, o Cargo 816 recebeu nova cabine, em linha com os demais modelos da nova família de caminhões da marca.

Os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, recém-lançados, também são destaques na feira. O Cargo 2842 6x2 tem capacidade de 56 toneladas, e o Cargo 2042 4x2, de 49 toneladas. Ambos, desenvolvidos para aplicações severas, são equipados com motor FPT de 420 cavalos, transmissão automatizada ZF de 12 marchas e controle automático de tração.

A linha Ford Cargo 2014 na Fenatran se completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Cargo 1723 coletor e compactador de resíduos, o Cargo 2629 betoneira e o Cargo 2429 com caixa de nove marchas.

Todos os modelos de caminhões, independentemente da motorização, estão aptos a rodar com Diesel B20, novo combustível brasileiro com a adição de 20% de biodiesel.

SÉRIE F E TRANSIT

A Ford promete vender também a partir de 2014 em suas 140 concessionárias a Série F com novos motores Euro 5. A gama saiu de linha em 2012 e volta a ser feita em São Bernardo do Campo (SP) a partir do primeiro semestre do ano que vem. Inicialmente serão produzidos o caminhão semileve F-350 e o leve F-4000.

Rogelio Golfarb diz que essa é a série de veículos comerciais mais vendida do mundo e uma das mais tradicionais do Brasil, motivos que levaram a fabricante colocá-la em linha novamente.

A nova geração global da Transit também foi revelada na Fenatran. É a sua primeira aparição na América do Sul. O futuro modelo, na versão furgão, está sendo mostrado ao redor do mundo. Totamente renovada no design, motorização e equipamentos, a van será vendida a partir de 2014 no Brasil, nos Estados Unidos e países da Europa, Ásia e África. Mais detalhes da Transit serão divulgados no ano que vem.

Assista à entrevista exclusiva com Guy Rodriguez, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul



Tags: Ford, Fenatran, Cargo, Série F, Transit, Rogelio Golfarb, Steven Armstrong.

Comentários

  • wesley

    No conceito caminhões a FORD tem uma boa vantagem nos demais concorrentes, onde a caixa de câmbio ZF ( caixa seca) era uma das melhores transmissões que já trabalhei, devido sua resistencia e durabilidade, falando dos caminhões são muito bons nos implementos, basculante, betoneira, compactador de lixo, mastro lançamento de concreto, já no conceito carreta infelismente deixou a desejar...Abraços

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência