Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Transportes | 21/10/2013 | 17h59

Volvo terá ônibus híbrido articulado em 2014

Modelo chega à Europa no primeiro semestre, com consumo até 30% mais baixo de diesel

REDAÇÃO AB

A divisão europeia de ônibus da Volvo terá um modelo híbrido articulado já no primeiro semestre de 2014, o 7900. Segundo a fabricante, o veículo transporta 154 passageiros e consome até 30% menos combustível que um equivalente movido somente a diesel. “Muitas cidades europeias nos pediram ônibus que combinem alta capacidade com baixo consumo e reduzido impacto ambiental. Com o articulado híbrido, vamos atender essa demanda”, afirma o gerente de produto para a Volvo na Europa, Johnny Lidman.

O ônibus articulado Volvo é equipado com um novo motor 5.0 diesel de 240 hp, que atende ao programa Euro 6. Os níveis de NOx são 87% mais baixos e a emissão de partículas cai 50% em comparação com o Euro 5. O coletivo também tem um sistema eficiente de aquecimento e ventilação, recém-desenvolvido.

Graças à localização do conjunto de baterias, perto do eixo central, o peso do ônibus (que mede 18 metros) se distribui de maneira uniforme. Assim como ocorre com outros ônibus Volvo desse tipo, o 7900 é um híbrido paralelo , em que o motor elétrico e o a diesel podem ser usados em conjunto ou de forma independente.

Nas paradas, ele opera em silêncio e livre de emissões por causa da utilização do motor elétrico. A energia gerada pelas frenagens é armazenada nas baterias e, em seguida, reutilizada pelo motor elétrico. Desde 2010, a Volvo já vendeu mais de 1,2 mil ônibus híbridos em 21 países.



Tags: Volvo, híbrido, articulado, baterias, Johnny Lidman.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência