Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 18/10/2013 | 15h20

Volkswagen Fox comemora 10 anos de mercado

Hatch lançado em outubro de 2003 inovou pelo bom espaço para motorista e passageiros

REDAÇÃO AB

O Volkswagen Fox está fazendo dez anos. O hatch foi apresentado em outubro de 2003 e ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades vendidas em setembro deste ano. O modelo serviu de base para outros carros, como o CrossFox, em 2005, e as station wagons SpaceFox, em 2006, e SpaceCross, em 2011.

Desenvolvido no Brasil, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. O objetivo era criar um carro pequeno por fora, mas com bom espaço interno, conseguido com uma carroceria mais alta. O gerente executivo de design, Gérson Barone, e o diretor de design e package, Luiz Alberto Veiga, participaram da criação do carro. Certo dia, Barone, que tem cerca de 1,90 metro, afirmou que queria um carro que oferecesse espaço para ele e seus familiares, também altos.

Entre os destaques do modelo está a possibilidade de banco traseiro corrediço, que melhora o espaço dos passageiros ou da bagagem, o que for mais conveniente. Em dezembro de 2008, a VW comemorava 500 mil unidades vendidas. Em 2010 o carro foi reestilizado. Os detalhes dianteiros e a iluminação traseira receberam características de estilo adotadas em todos os projetos atuais da montadora alemã.

No segundo semestre de 2012 o carro alcançou 1 milhão de unidades. Em junho de 2013 o Fox estreou o motor de três cilindros EA 211, o primeiro desse tipo fabricado pela Volkswagen no Brasil. O Fox é produzido em São José dos Pinhais (PR) com opções 1.0 de três ou quatro cilindros e 1.6 de quatro cilindros.



Tags: VW, Volkswagen, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Luiz Alberto Veiga, Gérson Barone.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência