NOTÍCIAS
17/10/2013 | 23h35

Importados

Volvo lança linha R-Design para toda a gama

Ganharam mudanças estéticas, equipamentos inéditos e mais itens de segurança


CAMILA FRANCO, AB

A Volvo Cars do Brasil apresentou na quinta-feira, 17, em evento em São Paulo, a linha R-Design para os modelos XC60 (SUV), S60 (sedã), V60 (perua) e V40 (hacth). Como explicou o presidente da empresa, Paulo Solti, trata-se da assinatura de performance da marca escandinava, que além de design mais esportivo, agrega aos modelos equipamentos inéditos e pacote ainda mais completo de segurança.

No caso do XC60, o líder de vendas da Volvo no Brasil, as mudanças encareceram o utilitário em R$ 30 mil. Mas Solti garante que há consumidor disposto a desembolsar a quantia bem mais alta. “O carro foi feito para pessoas que gostam de luxo, mas, mais do que isso, que são orginais e dão valor ao fato de ter um Volvo em sua garagem. Para elas, preço não é problema.”

O presidente diz que a linha R-Design - com modelos que vão de R$138.950 (V40) a R$ 249.950 (XC60) - deverá corresponder por até 35% das 3 mil unidades importadas pela Volvo anualmente. Toda a gama é importada da Bélgica e já está disponível nas 30 concessionárias Volvo espalhadas pelo País.

MUDANÇAS ESTÉTICAS

Por um design de exterior mais marcante e esportivo, a grade dianteira dos veículos está mais larga e perdeu o friso cromado ao seu redor. As luzes diurnas foram reposicionadas, enquanto o logotipo cresceu para reforçar a identidade visual da marca. São oferecidas rodas de 18 e também de 19 polegadas. O teto panorâmico é de série.

No interior dos modelos, o painel de instrumentos é personalizável. No modo Eco exibe dados de consumo. No Performance, destaca as informações mais usadas durante a condução esportiva, como a rotação do motor, apresentada pelo conta-giros. Os bancos de couro novos e com maior apoio lateral, em conjunto com o volante R-Design e as pedaleiras de alumínio, garantem a firmeza necessária a uma condução mais esportiva. O requinte fica por conta de detalhes cromados no painel e nas portas.

escrever
Hatch com motor 2.0 é opção mais barata da linha.

TECNOLOGIA

Uma das grandes novidades que vêm para o Brasil com a Linha R-Design é o Sensus Connected Touch. O sistema multimídia com tela touch screen de sete polegadas serve para navegar na internet, acessar GPS com imagens em 3D, fazer ligações telefônicas, ler e-mails, verificar agenda, ouvir milhares de estações de rádio, assistir a filmes no Youtube e acessar redes sociais, dentre outras funções, usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular. Em uma interface que utiliza a tecnologia Android – que pode ser atualizada constantemente – é possível ainda instalar diversos aplicativos, além de distribuir o sinal de internet para a conexão simultânea de outros aparelhos. O Sensus é vendido como opcional para toda a gama por R$ 7.190.

SEGURANÇA

A Volvo, reconhecida internacionalmente pela segurança dos seus veículos, reservou para a linha R-Design diversos equipamentos, como faróis de xênon adaptativos, que ajustam-se automaticamente à condição da estrada, e detector de pedestres e ciclistas, que ao perceber a aproximação dos mesmos em uma velocidade menor ou igual a 50 km/h freia automaticamente, evitando acidente.

Além destes, todas as versões trazem de série o sistema City Safety, que agora atua em velocidades de até 50 km/h, airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, sensor de estacionamento, piloto automático, controle anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC), bem como o freio de estacionamento elétrico.

escrever
Perua, SUV e sedã (da esquerda para direita, de cima para baixo) são equipados com motor turbo 2.0 ou 3.0.

POWERTRAIN

Para a linha esportiva foram selecionados os motores mais potentes da marca sueca. O hatch V40 R-Design é equipado com turbo 2.0 de 210 cavalos e sistema Start-Stop, que desliga o carro nas paradas para economia de combustível. Os demais modelos, o SUV XC60, o sedã S60 e a perua V60, nesta linha, contam com duas opções de motorização: 2.0 de 240 cavalos ou 3.0 de 304 cavalos de potência.

Todos os carros da gama levam direção elétrica com três níveis de regulagem e estão 15 milímetros mais baixos que os demais veículos Volvo, pois ganharam novas molas e amortecedores específicos. O câmbio é automatizado de dupla embreagem Powershift, de seis velocidades, com opção de troca manual para as versões com motor 2.0. Já os modelos com bloco 3.0 turbo, a transmissão é Geartronic automática, de seis velocidades, e com opção de trocas sequenciais nas borboletas atrás do volante. A tração, nestes, é integral.

Confira os preços de toda gama R-Design da Volvo:

Hatch V40 - R$ 138.950

Perua V60 - R$ 159.950 (com motor 2.0) ou R$ 209.950 (com propulsor 3.0)

Sedã S60 - R$ 154.950 (com motor 2.0) ou R$ 205.950 (com propulsor 3.0)

SUV XC60 - R$ 189.950 (com motor 2.0) ou R$ 249.950 (com propulsor 3.0).

Comentários: 1
 

Edgard Gellert
18/10/2013 | 00h11
Volvo é Volvo !

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/01/2018
Quem liderou os principais segmentos em 2017

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement
Advertisement Advertisement
AUTOINFORME | 10/01/2018
Só três dos 15 mais importados não são utilitários esportivos
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 12/01/2018
Que tal pagar uns R$ 64.000 pela versão Precision, 1.8, automática?
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
INOVAÇÃO | 19/01/2018
Há alguns obstáculos para fazer dar certo a relação entre elefantes e formiguinhas