Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 15/10/2013 | 19h15

Internet: 2ª fonte mais consultada para comprar veículo

Segundo J.D. Power, 21% dos compradores usam redes sociais

REDAÇÃO AB

A internet, acessada por cerca de 83 milhões de brasileiros, é hoje a segunda fonte de informação mais consultada na hora de adquirir um novo veículo (43%). Só perde para os amigos e familiares, com 45% de poder de influência. É o que mostram dados levantados pela J.D. Power no “2013 Brazil Sales Satisfaction Index (SSI) Study em 2013” (Índice de Satisfação de Vendas no Brasil em 2013).

Segundo Jon Sederstrom, diretor-geral da J.D. Power do Brasil, atualmente 21% dos compradores de veículos novos usam alguma rede social para pesquisar sobre a compra. Este número, na visão do executivo, deve crescer com a tendência dos consumidores, de todas as indústrias, compartilharem suas experiências.

Relatório publicado pela Quintly indica que o Brasil é o segundo maior mercado do mundo em termos de usuários do Facebook (68 milhões), atrás apenas dos Estados Unidos. O número de usuários brasileiros cresceu por volta de 30 milhões em 2012, um aumento de 79%. A grande maioria dos usuários no País (40 milhões) está entre 18 e 34 anos. De acordo com a comScore, os internautas gastam mais de um terço do tempo online em redes sociais.

Para aproveitar a força Internet, em especial das redes sociais, a J.D. Power sugere que as montadoras ofereçam as opções curtir e compartilhar em seus próprios sites. “É importante, também que as empresas permitam comentários dos consumidores nestes canais. Embora alguns possam ser negativos, uma marca comprometida terá mais experiências positivas, e esta transparência aumentará a credibilidade diante de seus consumidores”, aponta Sederstrom.

Ainda de acordo com o executivo, é fundamental que os sites das montadoras trabalhem em parceria com os das concessionárias, oferecendo o preço do veículo e permitindo que o consumidor o configure a seu modo. Os sites das concessionárias, por sua vez, têm de fornecer informações de estoque, da loja e de localização. As redes sociais, por serem independentes das montadoras e das concessionárias, precisam de uma abordagem diferente.

Confira os tipos de sites usados por compradores de veículos novos, segundo o Sales Satisfaction Index (SSI) StudySM Brasil 2013:

tabela_internet-J.D.Power/



Tags: J.D. Power, Jon Sederstrom, rede social, Internet, venda, veículo, concessionária.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência