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| 27/11/2008 | 00h00

Trem de carga subterrâneo no centro de SP?

O governo estadual analisa a construção de um canal subterrâneo para solucionar o gargalo do transporte ferroviário de carga na capital, e um anel ferroviário para movimentar mercadorias das empresas paulistas entre a Grande São Paulo e o complexo portuário santista.

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O governo estadual analisa a construção de um canal subterrâneo para solucionar o gargalo do transporte ferroviário de carga na capital, e um anel ferroviário para movimentar mercadorias das empresas paulistas entre a Grande São Paulo e o complexo portuário santista. Os projetos estão em estudo, como informou nesta quarta-feira, 26, o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. “Falta espaço em linhas de trem no centro de São Paulo. Temos colocado o Ferroanel Sul e o Mergulhão como possibilidades”, revelou o secretário. Segundo ele, a incompatibilidade dos trens metropolitanos de passageiros e os de carga é um dos principais problemas logísticos do estado. A segregação das linhas no centro da capital será viabilizada pelo Mergulhão, como é chamado o túnel ferroviário subterrâneo, em complemento ao Tramo Sul do Ferroanel de São Paulo. A obra prevê a passagem de trens de carga por baixo da Estação da Luz, um dos principais entroncamentos de linhas da região metropolitana. Mauro Arce declarou que as medidas pretendem “descentralizar” o sistema de transporte paulista, concentrado no modelo rodoviário. O objetivo é incentivar outros modais como o hidroviário e o ferroviário. “Temos que descongestionar nossa matriz, que hoje é 88% concentrada nas rodovias”, disse. “Não é possível transportar seis bilhões de litros de álcool por rodovia, por ser um material perigoso. É preciso encontrar um modal mais adequado”, sinalizou.

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