Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Aftermarket | 14/10/2013 | 18h15

Proprietário de veículo zero só procura concessionária durante período de garantia

A maioria, segundo pesquisa da Proteste, é infiel a uma marca no pós-vendas

REDAÇÃO AB

Em torno de 70% dos proprietários de veículos zero quilômetro só levam o carro nas concessionárias autorizadas para revisões e reparos durante o período de garantia. É o que mostra pesquisa feita com mais de 7 mil pessoas pela associação de consumidores Proteste. Após a garantia, a maioria opta por uma oficina independente, com o mecânico de confiança.

Para 30% dos entrevistados, o que define a compra é a confiabilidade da marca e do modelo. Outros 16% levam em consideração o quanto o carro consome de combustível. Outros 63% dos pesquisados preferem veículos flex. A gasolina é a segunda opção, com 24%.

Na hora da compra, 66% dos brasileiros disseram preferir um veículo novo. Deste grupo, 96% compraram em concessionárias. Já 34% dos participantes preferiram o carro usado, sendo que 34% escolheram um revendedor independente e 32% optaram pelas concessionárias.

Entre os que compraram carros usados, apenas 69% checaram se o proprietário anterior fez as revisões anuais. Além disso, apenas 58% deles levaram o veículo a uma oficina ou chamaram um mecânico para acompanhar a aquisição.

O estudo também constatou que o tempo médio de uso de um carro é de dois anos. A maioria dos usuários, 55%, afirmou estar com o automóvel há menos de dois anos. 52% deles disseram ter apenas um veículo em casa, 35% possuem dois e 13% têm três carros ou mais.

A maioria das pessoas envolvidas na pesquisa, 89%, acompanha os custos com manutenção e reparos, mas só 76% deles tinham os custos da mão de obra na fatura. Foi constatado que o proprietário gasta, em média, R$ 700 por ano para manter um veículo novo, mas a despesa pode chegar a R$ 1,2 mil com os modelos movidos a gás natural.



Tags: Proteste, pesquisa, concessionárias, veículos, aftermarket.

Comentários

  • Egerland

    Este comportamento é normal, o de levar o veículo para as autorizadas sómente durante a garantia, já que os preços das concessionárias são escorchantes. Acontece também de afirmarem que trocaram determinada peça, quando na realidade isso não foi verdade.

  • Edgard Gellert

    Este tema vem sendo discutido há décadas, porem muito se fala e pouco se faz para reverter este quadro. Qual é a verdadeira razão para que 70% dos proprietários de veículos zero-quilômetro façam as revisões e reparos na concessionária somente no período de garantia ? Custos ? Atendimento ? Confiabilidade ? Existe um grandioso potencial econômico que deixa de ser absorvido pelas concessionárias, justamente por não haver profundo conhecimento destas questões. Há de se pensar como o cliente, conhecer a fundo seus motivos e suas razões para a saída da concessionária após o período de garantia do veiculo e por fim, esclarecer (e oferecer) vantagens para permanecer fiel à marca e principalmente à concessionária que originou a venda do veiculo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência