Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 11/10/2013 | 19h46

Toyota apresenta sistemas de segurança para reduzir colisão e acidentes

Tecnologias serão lançadas em sua gama de veículos nos próximos anos

REDAÇÃO AB

A Toyota anuncia o desenvolvimento de dois novos sistemas de segurança projetados para reduzir os riscos de colisões e acidentes entre veículos e pedestres, que devem ser lançados nos próximos anos, informa a montadora. O primeiro, batizado de Pré-Colisão, trabalha em conjunto com a frenagem automática do veículo para ajudar o motorista a evitar um impacto, enquanto o segundo, um tipo de sistema de direção automática em estradas, mantém o veículo em uma linha de condução ideal e a uma distância segura do veículo da frente.

No caso do primeiro, utiliza-se, como em sistemas já existentes, a detecção de pedestres no local e outros tipos de obstáculos por meio de um radar: quando há risco iminente de colisão, o sistema trava os freios para reduzir o risco de choque. A Toyota adicionou a ele uma tecnologia extra, um sensor no veículo para detectar um pedestre na rota: se ele determina que há risco de colisão, aciona imediatamente uma luz de advertência no painel de instrumentos; se a probabilidade de um impacto aumenta, soa um alarme para alertar o motorista, iniciando a pré-colisão, que força a frenagem do veículo automaticamente. Se o sistema detectar que uma colisão não pode ser evitada por meio de travagem apenas e não há espaço suficiente para evitá-la, ativa-se então um sistema de orientação que ajudar a conduzir o veículo para fora da rota do pedestre.

Em 2012, a Toyota introduziu o sistema de Pré-Colisão no Lexus LS. A empresa visa tornar a tecnologia mais acessível e amplamente disponível em sua gama de modelos até 2015.

Já no segundo sistema, ligado à condução, permite a comunicação com o veículo da frente via tecnologia sem fio, para manter uma distância segura e ainda dirigir dentro da faixa de trânsito. A montadora informa que começará a realizar testes reais nas estradas do Japão a partir de 15 de outubro. As duas tecnologias serão apresentadas no Congresso Mundial de Sistemas Inteligentes de Transporte na próxima semana, de 14 a 18 de outubro, em Tóquio.



Tags: Toyota, segurança, tecnologia, segurança, frenagem, colisão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência