Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Powertrain | 19/09/2013 | 17h32

Cummins cria nova linha global de motores pesados

Propulsores da Série G têm seis cilindros e faixas de potência de 290 a 512 cv

REDAÇÃO AB

A Cummins anunciou o lançamento de uma nova plataforma global para motores pesados a diesel, a Série G, que complementará a linha de produtos que a fabricante mantém em seu portfólio mundial. Trata-se de um propulsor de seis cilindros que estará disponível em versões de 10,5 litros e 11,8 litros com a expectativa de atender uma ampla variedade de exigências do mercado mundial para veículos fora-de-estrada, além das normas de emissões para modelos rodoviários.

Concepção e desenvolvimento do motor foram conduzidos por uma equipe nos Estados Unidos e apoiados por recursos técnicos e de marketing global com conhecimento dos mercados e necessidades dos clientes. O foco da Série G foi alcançar reduções significativas de peso a fim de aumentar a relação peso-potência. Uma das soluções encontradas foi o uso de material compósito em parte dos componentes do bloco, como a tampa do cárter de óleo e tampa da válvula. Com essa abordagem, a plataforma alcançou peso de 862 quilos.

“A Série G é uma demonstração viva de como a Cummins está se transformando de uma multinacional para uma empresa verdadeiramente global. Esta plataforma de motor foi projetada para diversos mercados globais, utilizando a experiência e conhecimento local de nossos engenheiros de todo o mundo”, disse Steve Chapman, vice-presidente da Cummins e corresponsável pela região China-Rússia do grupo.

Os primeiros motores da nova plataforma serão os pesados ISG11 e ISG12, cujas faixas de potência vão de 290 cv a 512 cv. Em 2014, serão lançados os motores as normas de emissões Euro 3, Euro 4 e NS4 da China. Motores Euro 5, Euro 6 e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) também estão em desenvolvimento.

“A Cummins Série G definirá um novo padrão de plataforma global de motores pesados. Com a tecnologia inovadora, entregará um desempenho superior para impulsionar o sucesso de nossos clientes”, declarou o vice-presidente da Cummins e presidente da divisão de negócios, Rich Freeland.

Inicialmente a Série G será produzida na unidade da joint venture entre a Cummins e a Foton na China, a Beijing Foton Cummins Engine, servindo como base global, com início previsto para o primeiro semestre de 2014.



Tags: Cummins, motores, diesel, Série G, plataforma, potência, propulsor.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência