Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota completa 15 anos em Indaiatuba
Na sequência, oitava, nona e décima gerações do Corolla, produzidas no interior paulista

Indústria | 19/09/2013 | 13h11

Toyota completa 15 anos em Indaiatuba

Fábrica emprega 2.124 colaboradores e já montou cerca de 500 mil Corolla desde 1998

MARIO CURCIO, AB

No dia 18 de setembro, a unidade da Toyota de Indaiatuba (SP) completou 15 anos. A fábrica do interior paulista emprega 2.124 colaboradores, tem capacidade produtiva máxima de 342 unidades por dia e já montou cerca de 500 mil unidades. Lá é produzida hoje a décima geração do Corolla, destinada ao mercado interno e América do Sul. A próxima, tudo indica, chega em 2014.

O carro é atualmente o segundo sedã médio mais vendido no Brasil. Até agosto haviam sido lacradas 33.337 unidades zero-quilômetro. O Honda Civic, líder do segmento, teve 36.836 emplacamentos no mesmo período.

Os primeiros carros feitos em Indaiatuba eram da oitava geração, que havia sido lançada um ano antes em outros mercados. Entre 2004 e 2008 também foi montada ali a Fielder, versão perua do Corolla. Saiu de linha por causa da pequena procura por station wagons no País.

A Toyota está no Brasil desde janeiro de 1958, quando inaugurou um escritório no centro de São Paulo. Onze meses depois começou a montar localmente, no bairro do Ipiranga, o utilitário Land Cruiser. Em 1962 a linha de produção passou para São Bernardo do Campo (SP) e o veículo passou a chamar-se Bandeirante.

Toyota

Unidade de Indaiatuba tem capacidade para até 342 carros por dia. Produziu cerca de 500 mil unidades em 15 anos, vendidas no Brasil e exportadas para outros países da América do Sul

INVESTIMENTOS MAIS RECENTES

Há pouco mais de um ano, em 8 de agosto de 2012, a Toyota comunicou em Brasília o investimento de R$ 1 milhão para a construção de uma fábrica de motores em Porto Feliz, também no Estado de São Paulo, com início das operações em 2015 (leia aqui). A cerimônia ocorreu um dia antes da inauguração de sua segunda fábrica brasileira de automóveis de passeio, em Sorocaba (SP), onde a fabricante investiu US$ 600 milhões para produzir a linha Etios (leia aqui).



Tags: Toyota, Indaiatuba, Corolla, Etios, Fielder, Sorocaba, Porto Feliz, São Bernardo do Campo.

Comentários

  • luiz carlos sabadi

    Ola, sou taxista, e estou em fase de troca do meu veiculo de trabalho, visitando algumas concessionária da Toyota no rio de janeiro a maioria informou que o corolla no modelo atual não seria mais fabricado por motivo do modelo novo que seria lançado no mês de março, minha pergunta, eu conseguiria comprar um Toyota corolla ainda no atual, pois se não vou ter trocar de marca, aguardo resposta.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência